VIOLÊNCIA | Notícia

Enfermeiro é esfaqueado em assalto a ônibus em Boa Viagem; casos cresceram 50% no Recife

Crime aconteceu na Avenida Domingos Ferreira, uma das mais movimentadas do bairro, na noite da terça-feira (21). Nenhum suspeito foi preso

Por Raphael Guerra Publicado em 21/05/2025 às 10:05 | Atualizado em 21/05/2025 às 15:36

A violência no transporte público segue fazendo vítimas. Desta vez, um enfermeiro de 48 anos foi esfaqueado em um ônibus no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, na noite da terça-feira (21). Até agora, nenhum suspeito do crime foi preso.

De acordo com estatísticas da Secretaria de Defesa Social (SDS), 113 roubos em coletivos foram registrados na capital pernambucana entre janeiro e abril deste ano. O aumento é de 50,6% em relação ao mesmo período de 2024, quando 75 casos foram somados. 

O assalto mais recente aconteceu por volta das 20h, no ônibus da linha 440 - CDU/Caxangá/Boa Viagem, na Avenida Engenheiro Domingos Ferreira, bem em frente ao antigo Bompreço, poucos minutos após o enfermeiro entrar no coletivo. Ele teria reagido e entrado em luta corporal com dois criminosos, ainda não identificados. 

Uma parente contou que havia dado uma carona e deixado o enfermeiro numa parada de ônibus no bairro do Pina, após os dois saírem de uma prova na Escola Técnica de Saúde do Real Hospital Português, em Santo Antônio. Pouco depois ele ligou pedindo socorro e contando que havia sido atingido com golpes de faca na cabeça e nas mãos. 

Nada foi levado do enfermeiro. Um dos assaltantes fugiu pela janela e o outro pela porta, de acordo com testemunhas. Em nota, a Polícia Militar declarou que o efetivo realizou buscas pelos suspeitos, mas até o momento eles não foram encontrados.

Sem socorro da PM e do Samu - ambos acionados várias vezes, a parente precisou voltar ao local e levar a vítima até o Hospital da Restauração, no Derby, onde segue internada. O estado de saúde do enfermeiro é considerado estável. Ele está consciente e orientado, mas sem previsão de alta. 

Por meio de nota, a direção do Samu informou que o acionamento ocorreu às 20h10 e que, 40 minutos depois, a equipe chegou ao local, mas a vítima já havia sido removida por familiares.

"Ressaltamos que, em situações que envolvem violência, os protocolos de segurança orientam que o Samu e a Polícia Militar realizem o atendimento de forma conjunta, considerando a disponibilidade de viaturas e ambulância, garantindo a proteção das equipes envolvidas no atendimento", disse o texto.

INVESTIGAÇÃO

A Borborema, empresa proprietária da linha de ônibus, declarou que registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Boa Viagem e que as imagens das câmeras de segurança, assim como outras informações relevantes para a investigação policial, serão enviadas às autoridades competentes.

A Polícia Civil afirmou, também em nota oficial, que um inquérito foi instaurado "para apurar as circunstâncias do crime e identificar a autoria delitiva". 

AUMENTO DOS ASSALTOS A ÔNIBUS NO GRANDE RECIFE

As estatísticas oficiais da SDS reforçam que ações mais efetivas precisam ser adotadas para interromper o crescimento dos assaltos a ônibus na capital e Região Metropolitana.

Ao todo, nos quatro primeiros meses do ano, o acumulado é de 166 queixas de roubos a coletivos no Grande Recife (incluindo a capital). No mesmo período de 2024, foram 145. O aumento foi de 14,4%.

Os dados também apontam que 68% de todos os assaltos em 2025 ocorreram no Recife, demonstrando os pontos mais críticos precisam receber mais intervenções para prender os criminosos e garantir a segurança dos motoristas e passageiros. 

Somente em março deste ano, 50 assaltos a ônibus foram registrados pela polícia na capital pernambucana. O resulto foi o pior desde agosto de 2018, quando 55 casos foram contabilizados.

Compartilhe