Celular roubado vai receber alerta de bloqueio do Ministério da Justiça
Mensagens serão encaminhadas via WhatsApp assim que um novo chip for instalado nos aparelhos com restrição. Cidadão terá que apresentar nota fiscal

O governo federal deu um novo passo para tentar diminuir os casos de roubos e furtos de celulares no País. O Ministério da Justiça e Segurança Pública começou a enviar notificações aos aparelhos com alerta de bloqueio. Quem não apresentar a nota fiscal para comprovar ser o dono, terá que devolver o celular.
As mensagens serão encaminhadas via WhatsApp pelos números 2025-3003 ou 2025-3000 (perfis verificados) assim que um novo chip for instalado nos aparelhos com restrição. A partir daí, o cidadão deverá acessar o site www.gov.br/celularseguro para ter as orientações necessárias.
Em seguida, será preciso comparecer a uma delegacia de Polícia Civil para regularizar a situação.
O envio das notificações será automático, desde que o titular da linha que teve o celular roubado, furtado ou perdido tenha solicitado o bloqueio no chamado "Modo Recuperação", do programa Celular Seguro.
"O objetivo central desse novo programa é restituir o celular roubado ou furtado à vítima e, ao mesmo tempo, descobrir e combater os criminosos que comercializam, que vendem esse celular, na grande maioria das vezes fazendo uma nova vítima, que é a pessoa que comprou o celular de boa-fé", declarou o secretário-executivo do ministério, Manoel Carlos de Almeida Neto.
CADASTRO PARA CELULAR COM RESTRIÇÃO
O Cadastro Nacional de Celulares com Restrição pode ser utilizado por qualquer usuário para consultar se o telefone móvel que está comprando possui registro de roubo, furto ou extravio, auxiliando na decisão de compra.
Para a consulta, o usuário precisará informar o IMEI, que é o número de "chassi" do aparelho. Basta digitar no teclado numérico (como se fosse fazer uma ligação) o seguinte código: *#06#. Em seguida, aparecerá na tela o número do IMEI, com um código de barras.
Com o auxílio de outro aparelho, o usuário pode acessar o aplicativo Celular Seguro e escolher a opção "Celulares com Restrição" na tela inicial. Ao clicar, o usuário pode digitar o IMEI com 15 números ou clicar em Ler Código de Barras. Ao escolher essa última opção, a câmera do telefone abrirá automaticamente.