Crianças com autismo se beneficiam de acompanhamento multidisciplinar especializado
Acompanhamento com diversos especialistas mostra resultados significativos no desenvolvimento de crianças com autismo, relatam familiares

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) se manifesta de forma única em cada indivíduo, afetando habilidades de comunicação, interação social e processamento sensorial de maneiras distintas. Por essa diversidade de características, o acompanhamento por equipe multidisciplinar se mostra necessário para o desenvolvimento pleno dessas crianças.
“O atendimento multidisciplinar vai permitir que o paciente participe de uma abordagem integrada em todos os sentidos, com vários profissionais”, explica a neuropsicóloga Elizabeth Chagas, coordenadora da Clínica Grupo Acolher.
“Como eles costumam ter dificuldades de comunicação, de comportamentos, dificuldade de interação social, eles precisam de suporte em muitas áreas”, recomenda.
Terapias personalizadas
O plano de intervenção é construído a partir de avaliação individualizada, combinando diferentes abordagens:
- Fonoaudiologia para desenvolvimento da comunicação;
- Terapia ocupacional para habilidades cotidianas;
- ABA (Análise do Comportamento Aplicada) para questões comportamentais;
- Psicomotricidade para coordenação e integração sensorial.
Marcilene Araújo, mãe de uma criança atendida, relata os progressos: “O acompanhamento é fundamental para o desenvolvimento das crianças, a disciplina e a rotina fazem toda a diferença no comportamento e crescimento deles. As mudanças são em todos os aspectos: socialização, comunicação, interação e no caso do meu filho, a alfabetização, algo que foi fundamental para ele e para mim também”.
Principais desafios
Segundo especialistas, cerca de 90% dos casos precisam trabalhar:
- Comunicação e linguagem;
- Regulação emocional;
- Habilidades sociais;
- Comportamentos adaptativos.
“A maior incidência são os desafios de comportamento, porque eles vem de outro desafio, as dificuldades de linguagem”, destaca a neuropsicóloga.
“Por ter dificuldades de como se expressar e por muitas vezes não serem compreendidos, vêm os desafios comportamentais, com episódios de condutas inadequadas e inapropriadas. Então, são desafios pertinentes para serem trabalhados em quase 90% dos casos”, observa.
Videocast Saúde e Bem-estar fala sobre o assunto
O tema será abordado em episódio especial do VideoCast Saúde e Bem-Estar, transmitido nesta quarta-feira (02) às 20h, no JC Play, canal do Jornal do Commercio no Youtube.
O programa contará com a participação de especialistas que discutirão a importância da conscientização e inclusão de pessoas com autismo ao longo de toda a vida, e não só a infância.
A colunista de Saúde deste JC, Cinthya Leite, conversa com com:
- Cecília Vinhas, terapeuta ocupacional
- Kadu Lins, diretor do Instituto do Autismo
- Lindemberg Roberto da Silva, coordenador terapêutico da Aprimore - Casa Terapêutica
- Victor Eustáquio, neurocientista, psicopedagogo e fundador da Clínica Somar Special Care.
Acompanhe a entrevista