AGU sugeriu, Lula topou: ministros desfilam com boné 'O Brasil é dos brasileiros'
Mesmo sendo do PP, partido que está na oposição, ministro de Lula se agarra ao cargo para "cimentar" candidatura ao Senado em 2026

Clique aqui e escute a matéria
ANISTIA, BYE, BYE!
Numa conversa considerada “franca e decisiva”, segundo apurou a coluna, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que, “uma vez que a análise do projeto poderia interferir nas negociações com os Estados Unidos”, em função do tarifaço do presidente Donald Trump, o projeto de anistia aos envolvidos no quebra-quebra do 8 de Janeiro “está fora de cogitação”.
BOLSA FAMÍLIA PARA GRINGOS
É do jornalista Guilherme Waltenberg o levantamento que aponta um dos muitos furos no programa do governo federal, o Bolsa Família. Segundo o repórter do Poder 360, no ano passado, o governo Lula da Silva (PT) “pagou R$ 1,5 bilhão (…) a pessoas nascidas fora do Brasil”. Informações do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome o programa “não registra a nacionalidade dos beneficiários –apenas se a pessoa é ou não nascida no Brasil”. Por esse motivo, conforme constatou a coluna, o governo não tem a mínima ideia de quantos estrangeiros estão “pendurados” no programa.
MEDIA TRAINING, NÃO!
Em recente entrevista ao Passando a Limpo, na Rádio Jornal, o ministro da Previdência, Wolney Queiroz, disse que “quem tem a experiência de anos de mandato como deputado”, não precisa se submeter a treinamento quando tiver de depor na CPMI do INSS.
A MORTE DOS SINDICATOS
Em encontro da Abraji — Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo — Wolney Queiroz (PDT), embora reconheça a existência de fraudes, assegurou que “o fim dos descontos associativos tem por objetivo enfraquecer o sindicalismo”.
AINDA PODE PIORAR
Se você já está de saco cheio dos bonés de Trump e dos bolsonaristas — “Make America Great Again”: “tornar a América grande novamente” — ainda não viu nada. No “balcão” do Planalto, o boné azul com as letras brancas é o “souvenir” que todo auxiliar quer usar: “O Brasil É dos Brasileiros”. Só para imitar o chefe.
NÃO LARGA O OSSO
Em reunião tensa com o comando do PP, o ministro do Esporte, André Fufuca, disse que só pretende se desincompatibilizar do cargo em 2026. Deputado federal licenciado, Fufuca (PP-MA) deixou claro que quanto mais tempo estiver à frente do ministério, mais poderá “alavancar a candidatura ao Senado”.
PENSE NISSO!
Na sala, enquanto o sinal não marcava o início da aula, uma estudante — que está fazendo inglês “ainda na fase mais elementar”, como ela mesma ressalta — soltou a provocação:
— Tu já pensasse se o Trump resolvesse caçoar da cara de Lula e aparecesse com um boné escrito assim: “Brazil belongs to the Brazilians”?
— Traduz, mulé, retrucou o colega.
Tem político de aqui e de além-Pacífico que entrou na fila dos bestas mais de uma vez.
Ou, como perguntou minha aluna: “No débito ou no crédito?”
Pense nisso!