Romoaldo de Souza | Notícia

Congresso cobra explicação do governo Lula sobre asilo da ex-primeira dama do Peru

Há quem diga que o governo Lula poderia aproveitar o período de Páscoa para perdoar quem, embora doente, foi condenado pelo Supremo

Por Romoaldo de Souza Publicado em 18/04/2025 às 16:33

PODE NÃO SER A MESMA COISA…
…mas tem lá suas semelhanças. O Ministério das Relações Exteriores prepara documento para apresentar ao Congresso Nacional, justificando que a ex-primeira-dama do Peru Nadine Heredia “carece de tratamento oncológico”. Ela é casada com o ex-presidente Ollanta Humala, preso por corrupção. Nadine conseguiu asilo antes de ser algemada, após ser condenada por lavagem de dinheiro no esquema da Lavajato peruana.

A LISTA É GRANDE…
…por esse critério humanitário, o governo do presidente Lula da Silva (PT) poderia pedir ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, a relação dos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023. Há mais de uma dezena também com câncer, como Nadine Heredia, mas que nem dinheiro tem para seguir o tratamento. O Executivo poderia aproveitar a Páscoa, dos judaico-cristãos como ele, e conceder o perdão aos adoentados. Esses quebraram a praça dos Três Poderes. Nadine e o marido quebraram o Peru.

FADO À BRASILEIRA…
…na voz de Ananda Botelho Mendes, a cantora fluminense que se apresenta no Recife na quinta-feira (24) no Tasca de Boa Viagem, e na sexta (25), na Casa Morim, na Várzea. Cantora, bailarina, instrumentista, Ananda é daquelas que não desgruda de uma xícara de café com leite, “coado de preferência”, interpreta Amália Rodrigues (1920-1999) com a perfeição de quem verte paixão em cada nota: “De quem eu gosto. Nem às paredes confesso. E até aposto. Que não gosto de ninguém. Podes sorrir podes mentir podes chorar também. De quem eu gosto. Nem às paredes confesso”. Ananda Botelho Mendes é a entrevistada do Café & Conversa deste sábado (19), às 10h40. Na radiojornal.com.br ou nos 90,3MHz. Imperdível!

‘CHEGUE PRA DIANTE!’
Quem nunca ouviu um aconchegante convite: entre, seja bem-vindo! Pois Filipe Martins ex-assessor para Assuntos Internacionais da Presidência pediu e conseguiu autorização do STF para acompanhar o julgamento que pode transformá-lo em réu.

E OS OUTROS?
Na segunda rodada de julgamentos dos envolvidos em uma tentativa de golpe de Estado, segundo a denúncia do STF, estarão sendo “sentados” no banco dos [futuros] réus, além de Filipe Martins, o ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal Silvinei Vasques, o general da reserva do Exército Mário Fernandes, o coronel da reserva do Exército e ex-assessor da Presidência da Marcelo Costa Câmara e os delegados Marília Ferreira de Alencar e Fernando de Sousa Oliveira, ambos da Polícia Federal.

SEGURANÇA REFORÇADA
Um forte esquema de segurança foi montado pelo Governo do Distrito Federal para as festas de celebração dos 65 anos de Brasília, nesta segunda-feira. Desde a zero hora de hoje (19) até a madrugada da terça-feira (22), somente a Esplanada dos Ministério estará liberada. Além disso, ninguém poderá se aproximar do Congresso, do Planalto ou da sede do STF.

VAQUINHA DO FALCÃO
Candidato à presidência do PT, o deputado paulista Rui Falcão conta que já arrecadou 1/3 da meta que pretende gastar durante a campanha. “Foco nas bases partidárias e na transparência”, Rui Falcão pretende arrecadar R$ 30 mil.

NÃO TÃO URGENTES
Levantamento da coluna, junto à secretária-geral, aponta que a Câmara dos Deputados tem mais de mil requerimentos de urgência. O projeto de lei que pode anistiar os envolvidos no quebra-quebra de 8 de janeiro é apenas mais um.

NÃO CONTEM COMIGO
A ministra Gleisi Hoffmann, das Relações Institucionais, está fazendo apelo aos ministros do governo para que “trabalhem” contra a urgência no projeto. Suplente do ministro Silvio Costa Filho, Portos e Aeroportos, o deputado Ossesio Silva (Republicanos) assinou a urgência.

PENSE NISSO - CONTÉM IRONIA
O presidente Lula estava caminhando pela avenida das Nações, já chegando nas imediações da Embaixada do Peru, na quadra 811, Lote 43, em Brasília, quando de repente escuta um chamado.

- Ei tio, descasca essa banana pra mim!
- Você não aprendeu a descascar uma banana, companheiro?
- é que tenho alergia às fibras da casca, disse com sotaque andino.

Logo depois, o presidente segue seu cooper, chega em casa mancando e abre a porta justo quando toca o telefone. O desfecho da conversa o mundo todo ficou sabendo, quando “importou” a ex-primeira dama peruana.

Depois da conversa, a primeira-dama pega um frasquinho de rifocina e pergunta: “como você se machucou, querido”?

Lula se lembrou que o “chico” peruano, filho de um ex-guia de Machu Picchu, tinha jogado a casca de banana na calçada da Embaixada do Paraguai, 200m, ao lado. Lula atravessou a rua, passando por uma faixa de pedestre, e foi escorregar na calçada ao lado. Liam Merilles sorriu com o tombo do presidente brasileiro.

Pense nisso!

Compartilhe