Após três anos de obras e muito transtorno, bairro do Ipsep, na Zona Sul do Recife, ganha novo sistema viário e faixa exclusiva de ônibus
Prefeitura implantou binário no bairro, a principal obra do pacote de uma intervenção unificada de mobilidade urbana, como o projeto foi apresentado

O Ipsep, bairro da Zona Sul do Recife e que funciona como ligação com a Zona Oeste da capital, ganhou uma nova circulação após mais de três anos de obras. Nesta sexta-feira (6/6), a Prefeitura do Recife entregou oficialmente um binário viário (duas vias paralelas com sentido de tráfego oposto), 1,6 km de faixas exclusivas para os ônibus e 11 novos abrigos para os passageiros do transporte público.
O projeto, que teve as obras iniciadas no fim de abril de 2022 e tinha previsão de conclusão em 20 meses, requalificou diversas vias para viabilizar a nova circulação de veículos e, assim favorecer os ônibus com a implantação de uma faixa exclusiva na Rua Jean Emile Favre.
Na época do lançamento da obra, a gestão do prefeito João Campos (PSB) vendeu a intervenção no Ipsep como um projeto piloto para toda a cidade porque iria promover uma requalificação urbana de toda a região e envolver diversas secretarias municipais. Seria a unificação das intervenções de infraestrutura voltadas para a mobilidade urbana em um único bairro e de uma única vez.
Toda a ação no bairro tem um investimento total de R$ 42 milhões, sendo 25% de contrapartida municipal e o restante financiado pela Caixa/FGTS.
ENTENDA AS MUDANÇAS DE CIRCULAÇÃO NO BAIRRO
O Ipsep tem muita importância para o sistema viário da Zona Sul da capital porque funciona como bairro de passagem e ligação com a Zona Oeste e, ainda, com áreas da Zona Sul bastante adensadas, como o bairro do Ibura. Além disso, é rota alternativa à Avenida Mascarenhas de Moraes, corredor principal de entrada pelo Sul do Recife.
As mudanças viárias que entraram em vigor exigem atenção da população, principalmente dos condutores de veículos. Foi criado um binário que liga as Avenidas Recife e Mascarenhas de Moraes pelas Ruas Jean Emile Favre, Itacari, Raimundo Diniz, Rio Maranhão e Pampulha.
Assim, os condutores que saem da Avenida Recife e desejam acessar o bairro da Imbiribeira pelo Ipsep não usarão mais a Rua Jean Emile Favre, que deixou de ter sentido duplo de tráfego. O caminho agora será pela Rua Raimundo Diniz, com continuação pela Rua Rio Maranhão.
FAIXA EXCLUSIVA PARA OS ÔNIBUS NA JEAN EMILE FAVRE
Já a Rua Jean Emile Favre passou a contar com três faixas no sentido Ipsep–Ibura: duas destinadas ao tráfego misto e uma exclusiva para os ônibus ao longo dos seus quase 2 km. No sentido Ipsep–Imbiribeira, será implantada uma faixa exclusiva para ônibus, válida a partir do cruzamento com a Rua Costa e Silva.
Os condutores que trafegam pela Jean Emile Favre devem estar atentos porque, a partir dessa interseção, no sentido Avenida Recife, a circulação passa a ter sentido único. As faixas exclusivas de ônibus funcionarão de segunda a sexta-feira, das 6h às 8h, visando garantir maior eficiência e agilidade ao transporte público nos horários de pico.
Também foram requalificados os passeios com concreto e piso intertravado, garantindo mais acessibilidade para os pedestres. As obras incluíram melhorias na drenagem, no remanejamento da rede de esgoto e no abastecimento de água. O projeto contemplou, ainda, o embutimento da fiação de telecomunicações e a modernização da iluminação pública. Além disso, estão sendo plantadas 400 novas árvores.
ATRASO DEVIDO À AMPLIAÇÃO DO PROJETO
Presidente da Autarquia de Urbanização do Recife (URB), órgão responsável pela obra, Luis Henrique Lira explicou que a obra levou 32 meses - um ano a mais do que o previsto - porque o projeto foi alterado e ampliado. “Tivemos um aditivo para uma adaptação do projeto original, que teve um acréscimo de intervenções. Duas ruas do bairro que não estavam na relação foram incluídas para melhorar a drenagem até o Canal da Mauricéia, com todo o trabalho de drenagem e pavimentação a ser feito. Por isso atrasou”, explicou.
Segundo o presidente da URB, a única pendência do projeto agora é a implantação da ciclofaixa de 600 metros, ainda não realizada porque o asfalto da via não está totalmente seco, impedindo a pintura. A pequena ciclofaixa vai permitir a conexão da malha cicloviária existente na região: Ruas Pampulha e Arquiteto Luiz Nunes (Imbiribeira).