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OBRAS NA PE-15 / OLINDA / PAULISTA / GOVERNO DE PERNAMBUCO / BRT / ESTAÇÕES DE BRT - RENATO RAMOS/JC IMAGEM
A nova reurbanização da rodovia PE-15,um dos principais corredores viários e de transporte público da Região Metropolitana do Recife, está bem mais perto de ser concluída do que longe. Pelo menos é o que garantiu o governo de Pernambuco e o que se percebe ao circular pela avenida, por onde trafegam 60 mil veículos diariamente.
Os transtornos para motoristas e, principalmente, passageiros do transporte público que usam a rodovia e o trecho da BR-101 até Igarassu, também no Grande Recife, estão bem menores depois de 2,5 anos de obras - iniciadas lentamente ainda no fim da gestão do ex-governador Paulo Câmara (PSB) e agilizadas no governo Raquel Lyra (PSD).
A previsão atual do governo do Estado, mesmo com o inverno que se aproxima, é de que a conclusão das obras aconteça entre o fim do mês de julho e o início de agosto. O contrato com a construtora que realiza os trabalhos, inclusive, irá até o mês de setembro.
“A requalificação da PE-15 é uma obra urbana com muita interferência porque envolve, além da recuperação do pavimento, toda a parte de drenagem, urbanismo e paisagismo. Estamos atuando com oito equipes em várias frentes e já entregamos o corredor de ônibus e as pistas de carros, faltando apenas a sinalização horizontal e vertical”, explicou o presidente do DER-PE, o engenheiro Rivaldo Melo, numa referência ao que foi feito.
A nova reurbanização da rodovia PE-15, um dos principais corredores viários e de transporte público da Região Metropolitana do Recife, está bem mais perto de ser concluída do que longe - RENATO RAMOS/JC IMAGEM
A nova reurbanização da rodovia PE-15, um dos principais corredores viários e de transporte público da Região Metropolitana do Recife, está bem mais perto de ser concluída do que longe - RENATO RAMOS/JC IMAGEM
A nova reurbanização da rodovia PE-15, um dos principais corredores viários e de transporte público da Região Metropolitana do Recife, está bem mais perto de ser concluída do que longe - RENATO RAMOS/JC IMAGEM
A requalificação de toda a ciclovia existente ao longo da via também segue em andamento, com muitos e longos trechos ainda a serem finalizados - RENATO RAMOS/JC IMAGEM
Moradores elogiam obras, mas cobram a melhoria da iluminação pública ao longo de toda a rodovia - RENATO RAMOS/JC IMAGEM
A nova reurbanização da rodovia PE-15, um dos principais corredores viários e de transporte público da Região Metropolitana do Recife, está bem mais perto de ser concluída do que longe - RENATO RAMOS/JC IMAGEM
O corredor de ônibus e BRT está liberado desde março de 2024 e as pistas dos veículos particulares desde o início de 2025. Agora, os trabalhos estão focados na urbanização propriamente dita do corredor, que inclui a implantação e requalificação das calçadas e passeios públicos, e a construção dos equipamentos urbanos e no paisagismo.
Essas intervenções, inclusive, são exatamente o que diferenciou o novo projeto de requalificação da PE-15 porque iam além da recuperação do pavimento das pistas de veículos - particulares ou do transporte público. A requalificação de toda a ciclovia existente ao longo da via também segue em andamento, com muitos e longos trechos ainda a serem finalizados.
A nova reurbanização da rodovia PE-15, um dos principais corredores viários e de transporte público da Região Metropolitana do Recife, está bem mais perto de ser concluída do que longe - RENATO RAMOS/JC IMAGEM
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A requalificação de toda a ciclovia existente ao longo da via também segue em andamento, com muitos e longos trechos ainda a serem finalizados - RENATO RAMOS/JC IMAGEM
A nova reurbanização da rodovia PE-15, um dos principais corredores viários e de transporte público da Região Metropolitana do Recife, está bem mais perto de ser concluída do que longe - RENATO RAMOS/JC IMAGEM
O corredor de ônibus e BRT está liberado desde março de 2024 e as pistas dos veículos particulares desde o início de 2025
- RENATO RAMOS/JC IMAGEM
A nova reurbanização da rodovia PE-15, um dos principais corredores viários e de transporte público da Região Metropolitana do Recife, está bem mais perto de ser concluída do que longe - RENATO RAMOS/JC IMAGEM
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A nova reurbanização da rodovia PE-15, um dos principais corredores viários e de transporte público da Região Metropolitana do Recife, está bem mais perto de ser concluída do que longe - RENATO RAMOS/JC IMAGEM
As obras da PE-15 estão custando R$ 220 milhões e já teve dois aditivos de contrato que aumentaram em 20% o valor inicial dos trabalhos - por lei, esse acréscimo pode ser de até 25%. Projeto prevê quadras de esportes e urbanização das áreas embaixo dos viadutos da rodovia, evitando que os espaços públicos sejam transformados em estacionamentos de veículos, como vinha acontecendo.
“A nossa área ficou muito boa com as novas calçadas, sem dúvida. Virou até estímulo para a população se exercitar. A única dificuldade é a iluminação da rodovia. Seguimos no escuro, o que limita o uso dos espaços e aumenta a insegurança”, reclamou o instrutor de auto-escola Valdemir Batista, que reside em Ouro Preto Cohab, em Olinda.
Os amigos Lucas Lopes e Endria Alcântara, que residem no mesmo bairro, também destacaram a escuridão como o principal problema da nova obra. “Esperamos que, quando tudo estiver pronto, a iluminação seja melhorada e mantida. Hoje em dia, nessa escuridão, quando chega o fim do dia ninguém tem mais coragem de se exercitar ou frequentar”, criticaram.
Segundo Rivaldo Melo, toda a PE-15 receberá uma nova iluminação pública prevista no contrato, mas após a inauguração, a responsabilidade pela manutenção será repassada para as prefeituras das cidades cortadas pela rodovia, no caso Olinda e Paulista.
A requalificação da rodovia PE-15 é fundamental para o Grande Recife por conectar quatro cidades à capital pernambucana. No pacote de obras, também está prevista a recuperação do corredor de ônibus da BR-101, que também segue em andamento.
CONHEÇA O PROJETO PARA TRANSFORMAR A PE-15
A nova reurbanização da rodovia PE-15, um dos principais corredores viários e de transporte público da Região Metropolitana do Recife, está bem mais perto de ser concluída do que longe - RENATO RAMOS/JC IMAGEM
A previsão atual do governo do Estado, mesmo com o inverno que se aproxima, é de que a conclusão das obras aconteça entre o fim do mês de julho e o início de agosto - RENATO RAMOS/JC IMAGEM
A previsão atual do governo do Estado, mesmo com o inverno que se aproxima, é de que a conclusão das obras aconteça entre o fim do mês de julho e o início de agosto - RENATO RAMOS/JC IMAGEM
A previsão atual do governo do Estado, mesmo com o inverno que se aproxima, é de que a conclusão das obras aconteça entre o fim do mês de julho e o início de agosto - RENATO RAMOS/JC IMAGEM
A previsão atual do governo do Estado, mesmo com o inverno que se aproxima, é de que a conclusão das obras aconteça entre o fim do mês de julho e o início de agosto - RENATO RAMOS/JC IMAGEM
A previsão atual do governo do Estado, mesmo com o inverno que se aproxima, é de que a conclusão das obras aconteça entre o fim do mês de julho e o início de agosto - RENATO RAMOS/JC IMAGEM
A previsão atual do governo do Estado, mesmo com o inverno que se aproxima, é de que a conclusão das obras aconteça entre o fim do mês de julho e o início de agosto - RENATO RAMOS/JC IMAGEM
A previsão atual do governo do Estado, mesmo com o inverno que se aproxima, é de que a conclusão das obras aconteça entre o fim do mês de julho e o início de agosto - RENATO RAMOS/JC IMAGEM
A previsão atual do governo do Estado, mesmo com o inverno que se aproxima, é de que a conclusão das obras aconteça entre o fim do mês de julho e o início de agosto - RENATO RAMOS/JC IMAGEM
A previsão atual do governo do Estado, mesmo com o inverno que se aproxima, é de que a conclusão das obras aconteça entre o fim do mês de julho e o início de agosto - RENATO RAMOS/JC IMAGEM
A intervenção beneficiará toda a PE-15 e a pista central da BR-101 Norte. O valor inicial era de R$ 175,5 milhões, mas já subiu para R$ 220 milhões. A PE-15 liga o Recife a municípios da área norte da Região Metropolitana, cortando as cidades de Olinda e Paulista. Recebe um tráfego de 60 mil veículos por dia e é um importante corredor de transporte público, inclusive onde opera o BRT Norte-Sul.
Já a BR-101 Norte corta Abreu e Lima e Igarassu. Quase 1 milhão de pessoas vivem nas quatro cidades e serão beneficiadas pela iniciativa. No total, serão requalificados 24 quilômetros de rodovias.
O trecho contemplado envolve toda a PE-15 entre a Estação BRT do Complexo Salgadinho, em Olinda, e o Terminal Integrado Abreu e Lima, no limite entre Paulista e Abreu e Lima. E apenas o corredor de ônibus da BR-101 entre o TI Abreu e Lima e o TI Igarassu, em Igarassu.
Além da requalificação do pavimento, a obra da PE-15 abrange intervenções urbano-paisagísticas, com o plantio de novas árvores, jardins e pintura de equipamentos como pontes e viadutos; projetos de acessibilidade; implantação de ciclovias; passeios públicos; instalação de iluminação em LED; e ainda construção de duas praças e um novo equipamento de lazer e esporte.