Metrô: Linha Sul retoma as operações nesta terça (20); Ramal Curado segue paralisado
Metrô foi paralisado no final da tarde dessa segunda (19) devido ao rompimento de um cabo de alta tensão na Linha Sul

Com informações de Suelen Brainer, repórter da TV Jornal*
A Linha Sul do Metrô do Recife voltou a operar na, manhã desta terça-feira (20), após um cabo de alta tensão romper e paralisar as operações no final da tarde dessa segunda (19).
Em entrevista à TV Jornal, o assessor de comunicação da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Salvino Gomes, explicou que um dos cabos de sinalização do metrô foi rompido e entrou em curto circuito, paralisando o sistema de operações.
"Por volta das 5h45 da manhã [de hoje], os técnicos entregaram a operação. Agora, a operação começa a ligar a energia do sistema, são três mil volts para todos o sistema daqui até Cajueiro Seco, posicionar os trens e os maquinistas ligarem as composições", explicou.
Segundo Salvino, a interrupção no sistema do metrô pode ter ocorrido pelo desgaste dos cabos ou, até mesmo, por ações de vandalismo. "Não estamos descartando nenhum tipo de hipótese", disse.
Ramal Cabo
De acordo com a CBTU, o Ramal Curado ainda segue fora de operação devidos às chuvas fortes que atingiram o município de Jaboatão dos Guararapes.
"Uma barreira entre a estação Marcos Freire e Jorge Lins ela está deslizando e pode cair. Os trens de VLT estão saindo de Cajueiro Seco, vão até Marcos Freire e volta. Na estação Jorge Lins e na Curado, em torno de 400 a 500 pessoas foram prejudicadas. A gente vai esperar a reavaliação da nossa equipe de engenharia juntamente com a da Defesa Civil para termos uma posição sobre isso", explicou Salvino Gomes, assessor de comunicação da CBTU.
Confira na íntegra a nota da CBTU
A CBTU Recife informa que, devido às fortes chuvas registradas nesses últimos dias na Região Metropolitana do Recife, o Ramal Curado está interditado no trecho entre as estações Marcos Freire e Curado.
A partir de hoje, 19/05, os VLTs estão operando apenas entre as estações Cajueiro Seco e Marcos Freire. Informamos ainda que o Ramal Cabo segue operando normalmente.
Veja a reportagem