TRANSFORMADOR |

Para onde vai o transformador gigante? Veja o percurso detalhado pela BR-101

Equipamento de 250 toneladas segue viagem do Cabo de Santo Agostinho até Nova Palmeira, Pa; em três etapas de escolta; veja por onde ele vai passar

Por Kolaiah Geloof Publicado em 30/04/2025 às 15:34 | Atualizado em 30/04/2025 às 15:35

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) anunciou que o segundo transformador gigante, idêntico ao transportado em março, já se encontra no km 94 da BR-101, próximo ao Hospital Dom Helder Câmara, no Cabo de Santo Agostinho, pronto para ser transportado até o município de Nova Palmeira, na Paraíba.

Esse imenso transformador pesa 250 toneladas, possui 11,24 metros de comprimento, 4,20 metros de largura e 4,59 metros de altura. Seu trajeto total será de 380 quilômetros, percorrendo o trecho entre o Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, até a divisa com a Paraíba.

A carga, extremamente sensível e pesada, requer um comboio especial com medidas de segurança reforçadas.

Escolta do transformado

Primeira etapa – Quinta-feira (1º de maio):

A escolta começa às 5h da manhã, saindo do km 94 da BR-101, no Cabo de Santo Agostinho. Passará por Jaboatão dos Guararapes, Recife e Paulista, com previsão de chegada às 14h no km 53 da BR-101, em Paulista.

Segunda etapa – Sexta-feira (2 de maio):

O comboio parte novamente às 5h, saindo de Paulista. A carga atravessará os municípios de Abreu e Lima e Igarassu, com parada prevista no posto da PRF de Igarassu, no km 29 da BR-101, no final da tarde.

Terceira etapa – Segunda-feira (5 de maio):

Por conta das eleições municipais no final de semana, a última etapa da escolta acontece apenas na segunda-feira.

A carga segue por Goiana até alcançar o estado da Paraíba. O destino é uma planta eólica situada entre as cidades de Nova Palmeira e Campina Grande.

A estrutura que transporta o transformador é tão imponente quanto o próprio equipamento: são 113,75 metros de comprimento, 6,90 metros de largura e 5,25 metros de altura. O conjunto totaliza um peso bruto de 600 toneladas, cuidadosamente distribuídas para não comprometer o pavimento das rodovias.

Saiba como acessar nossos canais do WhatsApp


#im #ll #ss #jornaldocommercio" />

Compartilhe