Intenção de compra de imóveis ultrapassa 12 milhões de pessoas em 2025
A pesquisa ainda mostra que a geração Y (nascidos entre 1980 e 1994) está no auge da capacidade de compra e lidera a procura por novas moradias

Mesmo com os juros ainda em patamares elevados, o mercado imobiliário brasileiro surpreendeu ao registrar 12,338 milhões de pessoas com intenção de comprar um imóvel no primeiro trimestre deste ano. Segundo a Datastore, plataforma de pesquisas sobre lançamentos imobiliários, esse número representa um aumento superior a 1 milhão em comparação com o mesmo período de 2024, quando a intenção de compra era de 11,247 milhões de pessoas. Esse avanço expressivo reflete não apenas a resiliência do setor, mas também mudanças significativas no perfil e nas prioridades dos consumidores para atender multigerações.
A pesquisa ainda mostra que a geração Y (nascidos entre 1980 e 1994) está no auge da capacidade de compra e lidera a procura por novas moradias, enquanto a geração Z (1995-2010) começa a dar seus primeiros passos no mercado. Já a geração X (1965-1980) permanece ativa e busca adaptar seus lares às novas demandas. A pesquisa indica que esses perfis de consumidores têm algo cada vez mais em comum: eles têm buscado imóveis agregados à funcionalidade e praticidade no dia a dia, soluções tecnológicas integradas, atributos sustentáveis e ambientes que promovam conforto e bem-estar.
EMPREENDIMENTOS COMPACTOS
Ganham espaço, especialmente diante ao avanço da Geração Z no mercado de trabalho, os empreendimentos compactos e bem planejados, que otimizam cada metro quadrado e oferecem estruturas modernas e funcionais, como áreas de convivência, coworking e academias.
“O mercado imobiliário está passando por uma transformação acelerada, e o perfil do cliente também. Hoje, lidamos com um público mais informado, exigente e conectado, que busca imóveis alinhados ao seu estilo de vida, sem falar do investidor que busca opções que estejam alinhadas com os variados aspectos voltados à valorização e à segurança do patrimônio. Novas gerações também têm impulsionado a demanda por empreendimentos mais tecnológicos, os quais, valores como sustentabilidade, são muito importantes. Por isso, o corretor de imóveis precisa estar preparado para esse novo cenário, e é exatamente essa evolução que estamos incorporando nos cursos do IBREP, com uma formação focada nas exigências reais do mercado atual”, afirma Diogo Martins, CEO do Instituto Brasileiro de Educação Profissional (IBREP).
De acordo com o executivo, é fundamental que a formação dos corretores acompanhe essa transformação. “Não basta apenas ter o CRECI para ter sucesso, o conhecimento é a base para resultados eficazes. Nossos cursos incluem, por exemplo, conteúdos voltados ao uso de tecnologias, inteligência artificial, análise de mercado e, principalmente, ao estudo do comportamento humano, algo que está em constante mudança. É fundamental preparar o profissional para reconhecer perfis e necessidades específicas, e atuar de forma empática, estratégica e em favor das necessidades dos clientes. O corretor que entende de imóveis, e também entende de pessoas, certamente sai na frente”, destaca Diogo Martins.