Coluna JC Negócios | Notícia

Brazil Offshore Wind 2025 debate hoje, em Natal, financiamento de projetos de geração de projetos eólicos offshore e Power-to-X

Evento com e participantes do Brasil e do mundo Brazil Offshore Wind teve debates sobre o papel estratégico da energia eólica offshore no Brasil.

Por Fernando Castilho Publicado em 27/05/2025 às 6:30

Com um debate sobre o financiamento de projetos eólicos offshore e Power-to-X, o Brazil Offshore Wind & Power-to-X (BOWPX 2025), realizado em Natal-RN, foi marcado por intensos debates sobre o papel estratégico da energia eólica offshore na promoção de uma neo industrialização sustentável no país.

Estarão presentes o Banco do Nordeste (Irenaldo Rubens Nunes) Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) (Renato Santos) e Mútua-RN (Gilbrando Trajano Júnior) com moderação de Marcello Cabral da ABEEólica

Com mais de 1.000 inscritos e participantes de diversas partes do Brasil e do mundo, o primeiro dia do Brazil Offshore Wind & Power-to-X (BOWPX 2025), foi marcado por debates sobre o papel estratégico da energia eólica offshore na promoção de uma neo industrialização sustentável no país.

O encontro reúne especialistas, representantes do governo, empresários e pesquisadores que destacaram que o Brasil reúne as melhores condições para liderar essa nova fronteira energética, combinando potencial renovável com oportunidades de reindustrialização baseada em produtos de baixo carbono, os chamados “e-produtos”.

Na abertura do evento, paineis e palestras reforçaram a necessidade de o país construir uma política energética robusta e integrada, que articule a expansão da geração de energia eólica offshore com a criação de demanda local, políticas industriais e instrumentos de financiamento.
No debate de hoje o Mercado global do hidrogênio e produtos Power-to-X
Será o tema da palestra principal por Mônica Panick (Curator Biosphere World - Mentor H2 Mobility SAE Brasil).

A seguir o debate será sobre os Impactos socioeconômicos e ambientais dos projetos de eólica offshore e Power-to-X com participação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) (Breno Bispo) Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN ( Werner Farkatt), Ministério da Pesca e Aquicultura (Thamires Ventura) Secretária da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar ( Contra-Almirante Ricardo Jaques) com moderação de Leon Aguiar de CODEVASF.

Divulgação
Brazil Offshore Wind &Power-to-X (BOWPX 2025), realizado em Natal-RN. - Divulgação


Na abertura nesta segunda-feira (26) o professor Mário Gonzales, referência setor, idealizador do evento e líder do grupo Creation da UFRN disse que “A energia renovável não pode ser apenas um produto de exportação; ela precisa impulsionar cadeias produtivas internas, gerar emprego, renda e valor agregado no Brasil, uma oportunidade histórica: transformar o Nordeste em um hub global de energia renovável e indústria verde,”.

Outro tema central do primeiro dia é que não está se discutindo apenas a mudança da matriz elétrica, mas sobre reorganizar o modelo produtivo e social do país com o avanço das tecnologias Power-to-X, que viabilizam a transformação de eletricidade renovável em produtos industriais como hidrogênio verde, amônia, metanol e aço verde. .

Apesar do entusiasmo, o debate também apontou desafios importantes para consolidar essa transição, como: A necessidade de infraestrutura logística e energética adequada, incluindo portos, linhas de transmissão e sistemas de armazenamento.

O fortalecimento de marcos regulatórios e políticas públicas que estimulem o investimento privado. A formação de uma mão de obra qualificada, capaz de operar tecnologias avançadas e a promoção de parcerias internacionais para transferência de conhecimento e financiamento.

Hoje, o Brazil Offshore Wind & Power-to-X (BOWPX 2025), também debate o planejamento dos projetos eólicos offshore e de Power-to-X com palestras de representantes da Petrobras (Glênio Correia), Ocean Winds (Guilherme Grossi) Shizen Energy (Edisiene Correia) EDF Renewables (Nina Torres) e da BI Energia (Raoni Stefano) com moderação de Matheus Noronha (ABEEólica)

O evento (creation.ufrn.br/bowpx-2025) segue até o dia 28 de maio, com uma programação intensa de paineis, workshops e encontros de negócios, reunindo representantes da academia, do setor público e da iniciativa privada com o objetivo está em transmitir o potencial da eólica offshore e tecnologias Power-to-X para o Brasil e discutir a política energética e estratégias para seu desenvolvimento

 O foco de debate se concentra em áreas como Acoplamento setorial entre o setor de energia e a neo industrialização sustentável; Lições aprendidas pelos países pioneiros; Ações e planos de desenvolvimento; Infraestrutura para eólica offshore e os produtos Power-to-X; Desenvolvimento tecnológico e da inovação em produtos verdes e a Cadeia de valor e industrialização verde.

Compartilhe

Tags