NOVAS PROVAS | Notícia

Problema de logística faz banca suspender concurso para professor de Igarassu para parte dos candidatos

Cerca de 300 pessoas terão que fazer prova em nova data, ainda não divulgada. Cronograma para outros inscritos seguirá sem alteração.

Por Rodrigo Fernandes Publicado em 09/06/2025 às 11:32 | Atualizado em 10/06/2025 às 9:29

Um problema de logística fez a banca organizadora do concurso público para o cargo de professor da cidade de Igarassu, no Grande Recife, suspender a aplicação das provas para centenas de participantes.

A confusão ocorreu na tarde do último domingo (8), na Escola Técnica Estadual (ETE) Jurandir Bezerra Lins, onde cerca de 300 pessoas fariam a prova para os cargos de professor de língua portuguesa (com formação em Letras) e professor polivalente (com formação em Pedagogia).

Após o fechamento dos portões, os fiscais perceberam que as provas estavam com os nomes dos cargos trocados entre si. De acordo com o Instituto Indec, que organizou o certame, houve um "equívoco no empacotamento das provas".

"Devido a esse equívoco, a prova aplicada no referido prédio precisou ser cancelada", informa o comunicado da banca, publicado pela empresa na noite do domingo.

Nas redes sociais, diversos candidatos publicaram vídeos de revolta contra o cancelamento da prova, afirmando que irão acionar o instituto na Justiça. "Muita gente veio de longe, pagou passagem e a prova foi cancelada", diz um candidato em um vídeo gravado em frente à escola.

O Instituto Indec informou que os participantes que fizeram a prova para outros cargos e em outros prédios não serão prejudicados, e terão o cronograma inicial mantido. O gabarito preliminar será divulgado na próxima terça-feira (10).

"O Indec lamenta o ocorrido e reafirma o seu compromisso com todos os candidatos, com a Prefeitura de Igarassu e com lisura, a transparência e a legalidade do certame", finaliza o comunicado da banca.

O que diz a prefeitura de Igarassu

Na noite da última segunda, a prefeitura de Igarassu anunciou que todas as provas referentes aos cargos de Professor Polivalente (1° ao 5° ano) e Professor de Língua Portuguesa (6° ao 9° ano), foram canceladas.

Os gabaritos dessas provas não serão divulgados e as provas devem ser reaplicadas no dia 13 de julho de 2025, com local e horário da prova a serem divulgados pelo Instituto Indec.

Além disso, candidatos que desistirem de realizar a prova, exceto ausentes e eliminados da aplicação do último domingo (8), poderão solicitar o reembolso da taxa de inscrição de 12 a 18 de junho no Portal do Instituto Indec.

Mais cedo, a gestão havia informado que adotou as medidas necessárias ao contratar a bancada organizadora do concurso, e que todo o processo foi conduzido de forma regular, seguindo os trâmites legais.

"Ressaltamos que a responsabilidade pela elaboração e aplicação das provas é inteiramente do Instituto Nacional de Desenvolvimento Educacional e Capacitação (INDEC), que teve total autonomia para conduzir o processo seletivo", acrescenta o comunicado.

O concurso para professor de Igarassu oferece 398 vagas, sendo 27 para o cargo de guarda municipal e as demais para professor do ensino fundamental. Também haverá formação de cadastro reserva para a Procuradoria Municipal.

O valor da inscrição para o cargo de professor foi de R$ 125. O salário oferecido para o cargo é de R$ 3.655,26, com carga horária de 30 horas semanais.

 


#im #ll #ss #jornaldocommercio" />

Compartilhe

Tags