MEC amplia prazo de inscrição do Enem 2025; veja nova data
A aprovação da isenção da taxa no Enem 2025 ou da justificativa de ausência na edição de 2024 não garante a inscrição automática

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), anunciou neste sábado (7) a ampliação do prazo de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. As provas serão aplicadas em todo o país nos dias 9 e 16 de novembro.
Os interessados têm até a próxima sexta-feira (13) para se inscrever, exclusivamente, na Página do Participante. Segundo o Inep, o novo prazo também vale para os pedidos de atendimento especializado e de tratamento por nome social.
Confira o novo cronograma do Enem 2025:
- Inscrições: até 13 de junho
- Pagamento da taxa de inscrição: até 18 de junho
- Pedidos de tratamento por nome social: até 13 de junho
- Solicitações de atendimento especializado: até 13 de junho
- Resultados das solicitações: 20 de junho
- Interposição de recursos sobre as solicitações: 23 a 27 de junho
- Resultado dos recursos: 4 de julho
Taxa de Inscrição
A taxa de inscrição no valor de R$ 85 (para quem não é isento) deve ser paga até 18 de junho. É possível pagá-la por boleto (gerado na Página do Participante); Pix; cartão de crédito e débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). Para pagar por Pix, basta acessar o QR Code que consta no boleto.
O portal do Inep conta com uma página em que é possível encontrar as principais orientações para os participantes do Enem. Há também uma seção destinada às perguntas frequentes sobre o exame. Com isso, os interessados podem conferir os questionamentos mais comuns e os respectivos esclarecimentos.
Insenção da Taxa
Importante destacar que a aprovação da isenção da taxa no Enem 2025 ou da justificativa de ausência na edição de 2024 não garante a inscrição automática. Todos os interessados precisam acessar a Página do Participante e concluir o processo. Quem esqueceu a senha da conta Gov.br pode recuperá-la seguindo as instruções da plataforma.
Novidades
Conforme anunciado pelo MEC, o Enem 2025 poderá ser usado para certificação do ensino médio ou comprovação de proficiência parcial por estudantes com 18 anos ou mais. Para isso, o participante deve manifestar essa intenção no momento da inscrição.
Para obter o certificado de conclusão do ensino médio, é preciso atingir o mínimo de 450 pontos em cada área de conhecimento e 500 pontos na redação.
Nesta edição, estudantes concluintes da rede pública contam com inscrição pré-preenchida. Basta acessar a Página do Participante, confirmar os dados, escolher a língua estrangeira (inglês ou espanhol) e concluir o processo. O sistema não emitirá boleto para esses participantes, mesmo que eles não tenham solicitado isenção.