FINANÇAS | Notícia

Projeto de Educação Financeira para crianças com abordagem lúdica chega a Pernambuco

Embora o tema esteja previsto na Base Nacional Comum Curricular, a Educação Financeira é trabalhado de forma pontual nas escolas públicas e privadas

Por Mirella Araújo Publicado em 27/04/2025 às 8:54 | Atualizado em 27/04/2025 às 9:00

A Malu Finanças, iniciativa de educação financeira para crianças da Editora Fada Madrinha, chega a Pernambuco por meio da Via Sábia. A proposta é oferecer uma abordagem integrada, com metodologia lúdica, de fácil compreensão e que estimula boas práticas entre professores e alunos, abrangendo desde a educação infantil até o ensino fundamental.

Falar sobre dinheiro, gerenciar recursos, reconhecer necessidades e entender a importância de fazer boas escolhas pode parecer algo distante do universo infantil. Embora o tema esteja previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Educação Financeira ainda é trabalhado de forma pontual nas escolas públicas e privadas.

Segundo os diretores e sócios da Via Sábia — Rodrigo Martins (Projetos), Leonardo Nogueira (Financeiro) e Felipe Muniz (Pedagógico) —, em Pernambuco esse cenário não é diferente. Ainda não existe um planejamento sistêmico voltado para a temática nas unidades de ensino. 

"Algumas cidades realizam iniciativas pontuais, muitas vezes restritas a uma única unidade de ensino. A intenção é consolidar, desde cedo, o conceito de educação financeira na mente das crianças, ampliando esse aprendizado para dentro das famílias, com um olhar mais atento e dedicado ao tema", afirmou Rodrigo Martins.

Com o crescimento do uso das redes sociais, muitas crianças acabam sendo expostas ao consumo desenfreado, sem desenvolver habilidades para lidar com o dinheiro ou compreender o seu valor. Para a Via Sábia, trabalhar a educação financeira a partir de livros com contos e histórias, além de outros recursos lúdicos propostos pela Malu Finanças, impacta positivamente a relação das crianças com o dinheiro.

"Elas demonstram maior consciência sobre o uso, melhoram a capacidade de planejar compras e poupar, e participam mais ativamente de decisões financeiras cotidianas, como planejar um lanche ou organizar um cofrinho. Como acompanhamento, sugerimos a implantação do material adequado, visitas técnicas com relatórios de progresso feitos pelos educadores e atividades de retorno que envolvem não só a matemática, mas também história, tecnologia e a participação das famílias", explicou o diretor de Projetos.

Além disso, muitos educadores ainda sentem falta de preparo técnico para tratar do tema em sala de aula, enfrentam dificuldades para integrar a educação financeira às diretrizes curriculares, não possuem materiais de apoio ou sequências didáticas estruturadas para adaptar os conceitos à realidade socioeconômica dos alunos.

Entenda o projeto

Malu Lira é escritora, palestrante e criadora de conteúdo sobre educação financeira. Natural de Apuí, no interior do Amazonas, ela nasceu em 2010 e, aos 15 anos, fundou a Editora Fada Madrinha e a empresa Malu Educação Financeira. Seus materiais atendem estudantes da educação infantil até o 9º ano do ensino fundamental.

Com o objetivo de levar a educação financeira a crianças, jovens e famílias, Lira se destaca por seu trabalho nas redes sociais e pelos 20 livros publicados. Atualmente, conta com mais de 60 mil seguidores no Instagram.

A chegada do projeto em Pernambuco será marcada por dois momentos importantes. O primeiro é a participação da Via Sábia na Bett Brasil 2025, evento de inovação e tecnologia na área da educação, que acontecerá de 28 de abril a 1º de maio, em São Paulo.

Além dessa participação na Bett, está prevista a visita de Malu Lira a Recife. A jovem criadora da Malu Finanças irá à capital pernambucana para palestras, visitas a escolas e encontros com autoridades e educadores, evento que deve ocorrer no dia 16 de maio.

“Nossa presença na Bett marca o início da nossa atuação em Pernambuco e reforça o compromisso da Fada Madrinha com a inovação e a qualidade na educação brasileira. Estamos animados para compartilhar conhecimento, ouvir educadores e contribuir com o desenvolvimento do setor”, afirmou Rodrigo Martins, sócio da Via Sábia.

 

Compartilhe