Educação Financeira: escolas brasileiras implementam ensino do Imposto de Renda para alunos do Fundamental II e Médio
Algumas escolas adotam conteúdos sobre o IR, aplicando conceitos de cálculo e tributação ao simular declarações em plataformas do governo federal

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê a educação financeira como obrigatória na escola, desde a educação infantil até o ensino médio. O tema deve ser abordado de forma transversal, ou seja, em várias aulas e projetos.
No município de São Paulo, algumas as escolas estão adotando conteúdos sobre o Imposto de Renda (IR), com objetivo de aplicar conceitos de cálculo e tributação ao simular declarações em plataformas vinculadas ao governo federal.
No colégio Dante Alighieri, localizado no Jardim Paulista, os alunos do Ensino Médio aprendem a organizar seus gastos, calcular tributos e investimentos. O setor de Tecnologia da Informação do colégio elaborou, para esta matéria, uma simulação do complexo programa do Imposto de Renda. Ali, famílias fictícias de rendas diversas, foram usadas como meio de estudo pelos alunos.
“O tema rendeu bastante e, neste ano, os estudantes querem declarar o IR com seus pais” afirma Theodoro Becker de Almeida, coordenador e professor de Matemática no Colégio Dante Alighieri.
Para a simulação, são utilizadas como base tabelas de salário disponíveis online e outras contribuições que os alunos queiram fazer acerca do rendimento de seu núcleo familiar.
Alunos consideram um passo importante
Já no Colégio Miguel de Cervantes, professores trabalham o imposto de renda no Ensino Fundamental 2 e no Médio de acordo com a maturidade de cada turma.
Com os mais velhos, também é feita uma simulação a partir do salário médio brasileiro. O professor Migue Folchetti comenta que o conteúdo é revisto em avaliações ao longo do ano: “no simulado com o terceiro eu cobrei uma questão sobre o Imposto de Renda. E vai aparecer também na minha prova trimestral”. O professor afirma, ainda, que os alunos ficam surpresos nas aulas, e que até o momento da atividade, não têm muita noção dos valores pagos em impostos pelos cidadãos.
Segundo as instituições de ensino, a adoção destas práticas é uma maneira de ensinar aos alunos como lidar com suas finanças de forma responsável; estudantes que passaram por este ciclo de atividades relataram que entendem melhor como funciona o imposto de renda e consideram que é um passo a mais para a conquista de suas autonomias financeiras quando forem adultos.