SUSTENTABILIDADE | Notícia

Ranking de cidades sustentáveis da Oxford Economics não tem nenhum município brasileiro

Recife aparece na posição 756, com bom desempenho apenas na categoria Meio Ambiente. Piores índices da cidade foram em Qualidade de Vida e Economia

Por Laís Nascimento Publicado em 14/06/2025 às 17:33

Nenhum município brasileiro se destacou na edição 2025 do ranking das cidades globais, elaborado pela Oxford Economics para avaliar o comprometimento de cidades com a sustentabilidade ambiental e sua predisposição aos riscos das mudanças climáticas.

De acordo com o levantamento, 63 cidades em todo o mundo se destacaram como sustentáveis. Na América Latina, apenas Montevidéu (Uruguai) e San José (Costa Rica) entraram para a lista.

As cidades com melhor desempenho são Nova Iorque (EUA), Londres (Inglaterra), Paris (França), São José (EUA), Seattle (EUA), Melbourne (Austrália), Sydney (Austrália), Boston (EUA), Tóquio (Japão) e São Francisco (EUA).

O ranking geral leva em conta fatores como economia, capital humano, meio ambiente, governança e qualidade de vida.

Das mil cidades avaliadas, a primeira brasileira a aparecer é São Paulo, na posição 303, seguida de Brasília, em 339. Recife aparece na posição 756, com bom desempenho apenas na categoria Meio Ambiente. Os piores índices da capital pernambucana foram nas avaliações de Qualidade de Vida e Economia.

Para a consultora britânica, são consideradas cidades sustentáveis aquelas que estão focadas em se adaptar e mitigar os efeitos das mudanças climáticas, têm baixa intensidade de emissões e buscam a transição para energia limpa, contando também com estabilidade política.

Compartilhe

Tags