Santa Cruz busca terceira virada em mata-matas de competições nacionais em 20 anos
Tricolor do Arruda convive com tabu negativo e busca encerrar jejum histórico diante do Sergipe, para prosseguir campanha rumo ao acesso

O Santa Cruz enfrenta o Sergipe no próximo sábado (09), às 17h00 (horário de Brasília), em busca da vitória para seguir vivo na Série D.
A equipe tricolor foi derrotada na partida de ida, em Aracaju, pelo placar de 2 a 1 e conta com a força de sua torcida para enfrentar o Dragão, na Arena de Pernambuco.
No entanto, a Cobra-Coral também precisa superar um tabu duradouro, que persiste há 24 anos, para seguir firme rumo ao acesso à Série C.
Santa Cruz não reverte desvantagem em mata-mata há 21 anos
Além de superar o Dragão sergipano, o Santa busca encerrar um tabu que já dura 21 anos, visto que o clube não consegue reverter desvantagens em confrontos de mata-mata em competições nacionais desde 2004.
Na Série D, por exemplo, o clube pernambucano nunca conseguiu reverter uma desvantagem na etapa de mata-mata.
A última vez em que esse fato ocorreu foi em 2019, quando o Santa Cruz enfrentou o ABC na terceira fase da Copa do Brasil.
Na ocasião, o time de Natal venceu o Tricolor do Arruda pelo placar de 1 a 0. No Arruda, o Santa Cruz conseguiu reverter a desvantagem ao vencer por 3 a 0.
Antes desse confronto, a última vez em que o Santa Cruz havia conseguido uma virada no mata-mata de uma competição nacional foi em 2004, quando o Tricolor venceu o CENE, do Mato Grosso do Sul, pelo placar de 3 a 0, após sofrer 1 a 0 na ida.
Após essa classificação, a Cobra-Coral jamais se classificou ao ser derrotada na partida de ida em competições de mata-mata, seja em Copa do Brasil, Série C e Série D. O jejum inclui até mesmo a Copa do Nordeste.
Na quarta divisão nacional, o Santa Cruz saiu em desvantagem apenas uma vez. O fato ocorreu na decisão da competição em 2011, quando o time foi derrotado, em Minas Gerais, pelo Tupi, por 1 a 0.
Na partida de volta, mesmo com a força do Arruda, a equipe coral sofreu uma derrota pelo placar de 2 a 0.
O Santa Cruz espera romper essa escrita contra o Sergipe, para seguir vivo na luta pelo acesso à Série C. A equipe pernambucana não disputa a competição há quatro anos.