Após passagem pelo Sport em 2025, Thiago Gasparino é anunciado como executivo do Criciúma
Profissional de 39 anos trabalhou no Leão da Ilha em 2025, ano do rebaixamento à Série B, e chega ao Tigre após mudanças no departamento de futebol
Clique aqui e escute a matéria
O Criciúma anunciou nesta terça-feira (16) a contratação de Thiago Gasparino como novo executivo de futebol para a temporada de 2026.
O profissional de 39 anos esteve no Sport em 2025, onde atuou como executivo de futebol durante a campanha que terminou com o rebaixamento do clube pernambucano à Série B do Campeonato Brasileiro.
A chegada de Thiago Gasparino ao Criciúma ocorre poucos dias após uma reestruturação interna no clube catarinense.
Na semana passada, o Tigre demitiu sete profissionais do departamento de futebol, justificando a decisão por questões orçamentárias.
Agora, o clube define Gasparino como o responsável pelo futebol profissional para o próximo ano.
Segundo o comunicado oficial, o novo executivo já se apresentou no Centro de Treinamento Antenor Angeloni e teve o primeiro contato com o elenco e a comissão técnica carvoeira, iniciando os trabalhos visando a temporada de 2026.
Passagem pelo Sport em 2025
Thiago Gasparino chegou ao Sport Club do Recife em maio de 2025 e permaneceu no clube até o encerramento da temporada.
Ele exerceu a função de executivo de futebol em um ano marcado por dificuldades esportivas, que culminaram no rebaixamento do time rubro-negro à Série B do Campeonato Brasileiro.
Formação e trajetória no futebol
Gasparino tem 39 anos, é formado no curso de executivo de futebol da CBF Academy e também atua como professor da instituição. Antes de migrar para a gestão, teve carreira como jogador, atuando como lateral-direito.
O início como dirigente aconteceu no Arapongas Esporte Clube, de sua cidade natal, onde foi diretor de futebol. Na sequência, trabalhou como gerente de futebol no Clube Atlético Linense.
Em 2018, chegou ao Athletico Paranaense, integrando os setores de captação, prospecção, scouting, mercado e negociação.
No clube, participou da formação de elencos campeões do tricampeonato estadual (2018, 2019 e 2020), da Copa Sul-Americana de 2018 e da Copa do Brasil de 2019.
Posteriormente, atuou como coordenador de captação no Coritiba durante a campanha de acesso à Série A em 2021. Também exerceu o cargo de CEO no Internacional de Limeira e no Novorizontino.
Experiências recentes no Brasil e no exterior
A primeira oportunidade de Thiago Gasparino como executivo de futebol foi no Remo.
Depois, teve uma experiência internacional no Real Valladolid, da Espanha, onde integrou o departamento de mercado na campanha de acesso à primeira divisão do Campeonato Espanhol, em 2024.
De volta ao Brasil, assumiu o Centro de Inteligência de Futebol do Corinthians e, ainda em 2024, trabalhou no Santos como analista de mercado na conquista do título da Série B do Campeonato Brasileiro.