Veja o melhor caminho para emagrecer
Existem muitos estímulos que reforçam a ideia de um peso ideal, principalmente quando falamos nas dietas radicais que prometem de forma rápida aquele corpo da revista.
Mas antes de qualquer coisa, é preciso se atentar bem menos às medidas e bem mais à saúde e ao bem-estar. É preciso levar em consideração também as particularidades de cada pessoa, visto que cada uma responde de um jeito aos tratamentos para perder peso.
Como emagrecer de forma saudável?
Em termos práticos, o que causa emagrecimento é o déficit calórico, ou seja, ficar com saldo negativo de calorias.
Ao contrário do que muitos pensam (e incentivam), não é apenas comendo pouco e cortando alimentos que se alcança esse déficit, mas fazendo refeições equilibradas e suficientes para nutrir o seu corpo, mantendo uma ingestão rica de nutrientes.
O que funciona provavelmente você já sabe. Refeições completas com todos os grupos alimentares para sustentar e nutrir o seu corpo, muita água, sono de qualidade e exercício físico são as peças-chave para um emagrecimento saudável.
Não existe atalho para emagrecer!
O melhor caminho é a mudança do estilo de vida. O processo de emagrecimento envolve vários aspectos que vão além de comer menos apenas. Soluções rápidas para reduzir peso geralmente não são saudáveis e a adoção de dietas restritivas e aleatórias podem trazer consequências negativas para a saúde.
A melhor prática para perder peso é preferir alimentos in natura ou minimamente processados, em grande variedade e predominantemente de origem vegetal, e preparações culinárias ao invés de alimentos ultraprocessados.
A combinação de uma alimentação saudável e adequada à prática regular de atividade física contribui tanto para a perda quanto para a manutenção do peso em longo prazo.
Algumas dicas para seguir e atingir um emagrecimento priorizando a saúde:
1- Evitar ficar muitas horas sem comer;
A tendência é de que quando for se alimentar novamente acabe comendo muito por estar com uma fome excessiva;
2- Mastigar bem os alimentos e prestar atenção na comida;
Evitar ficar assistindo TV ou mexendo no celular durante as refeições, pois dessa forma nosso cérebro demora mais para entender a saciedade e acabamos comendo mais do que deveríamos;
3- Buscar entender quando ainda está com fome e quando já está saciado;
Existe uma linha tênue entre esses dois momentos, mas é muito importante se conhecer e saber que já está satisfeito para parar de comer;
4- Evite excluir alimentos das refeições.
.
Ao invés de excluir alimentos como muitas pessoas fazem com o pão, por exemplo, tente somar, como: sementes, grãos integrais, frutas, vegetais e proteínas. Esses ingredientes nos trazem mais saciedade e por isso vão ajudar a evitar comer em excesso e comer logo em seguida.
As informações são do Ministério da Saúde e do site Liv Up!