QUAIS OS BENEFÍCIOS DA CASTANHA DO PARÁ?
Confira 7 benefícios do consumo de CASTANHA DO PARÁ e como as OLEAGINOSAS fazem bem para a saúde
CASTANHA DO PARÁ (ou do Brasil?)
A castanha-do-Pará, também conhecida como castanha-do-brasil, é um alimento muito nutritivo e oferece vários benefícios à saúde.
CASTANHA DO PARÁ
Além de ser rica em nutrientes, ela também possui uma alta concentração de antioxidantes, em especial o selênio.
BENEFÍCIOS DA CASTANHA DO PARÁ
Conheça 5 benefícios do consumo de castanha do Pará na sua dieta!
1. Nutrientes essenciais
A castanha-do-Pará é uma excelente fonte de nutrientes essenciais, como selênio, magnésio, fósforo, cobre e zinco. Esses minerais desempenham papéis importantes no funcionamento adequado do organismo, incluindo a saúde dos ossos, sistema imunológico e sistema nervoso.
2. Antioxidantes
A castanha-do-Pará é rica em antioxidantes, como o selênio e a vitamina E. Os antioxidantes ajudam a combater o estresse oxidativo e os danos causados pelos radicais livres, que estão associados ao envelhecimento precoce, doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer.
3. Saúde cardiovascular
Os ácidos graxos ômega-3 encontrados na castanha-do-Pará são benéficos para a saúde do coração. Eles ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares.
4. Saúde cerebral
Os ácidos graxos ômega-3 também são importantes para a saúde do cérebro. Eles estão associados à melhoria da função cognitiva, redução do declínio cognitivo relacionado à idade e menor risco de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.
5. Função imunológica
O selênio presente na castanha-do-Pará desempenha um papel vital na função imunológica adequada. Ele ajuda a fortalecer o sistema imunológico, protegendo o corpo contra infecções e promovendo a saúde geral.
QUANTO DE CASTANHA DO PARÁ PODE COMER POR DIA?
Não existe uma fórmula exata, afinal, tudo depende de onde vem o fruto. As castanhas da região Norte possuem mais selênio e as do Sudeste contam com menos deste nutriente. O recomendado é comer sempre com cautela.
COMO CONSUMIR A CASTANHA NO DIA-A-DIA?
Entre as refeições, acompanhando sobremesas ou acrescentar em receitas de farofa, pães, bolos ou tortas.