Vídeos | Notícia

Operação apreende mais de 5 mil caixas de cigarros em fábrica no Grande Recife

Estabelecimento foi interditado após constatação de irregularidades sanitárias e fiscais; proprietários já respondem por corrupção e crime tributário

Por TV Jornal Publicado em 29/09/2025 às 10:49 | Atualizado em 29/09/2025 às 10:55

Uma operação conjunta no Grande Recife resultou na apreensão de mais de 5 mil caixas de cigarros e toneladas de insumos em uma fábrica localizada em São Lourenço da Mata.

O local apresentava diversas irregularidades, incluindo falhas de higiene, problemas no armazenamento de matéria-prima e ausência de controle de qualidade.

Irregularidades constatadas

De acordo com as autoridades, a empresa produzia e comercializava uma marca de cigarros diferente da registrada junto à vigilância sanitária, além de atuar sem a emissão de notas fiscais. Os produtos eram distribuídos em Pernambuco e em outros estados do Nordeste.

Diante das irregularidades, o estabelecimento foi interditado cautelarmente, para evitar que os cigarros chegassem ao consumidor final.

Consequências para os proprietários

Os donos da fábrica já haviam sido alvos de outra operação recente e respondem por corrupção de agentes públicos e crime contra a ordem tributária. Segundo as investigações, o esquema ilegal envolve até servidores públicos. A empresa possui filiais em outros estados, incluindo Minas Gerais.

Impacto do mercado ilegal

  • O comércio clandestino de cigarros traz consequências graves:
  • Gera perdas estimadas em R$ 10,5 bilhões por ano;
  • Representa riscos adicionais à saúde, já que os produtos não passam por controle de qualidade;
  • Dificulta a fiscalização e enfraquece empresas legalmente estabelecidas.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) disponibiliza em seu site oficial a lista de fabricantes e produtos devidamente regularizados, com o objetivo de orientar os consumidores.

Esse texto foi gerado por inteligência artificial, com base em vídeo autoral da TV Jornal, sob monitoramento de jornalistas profissionais

Leia também

Nenhuma notícia disponível no momento.

Compartilhe

Tags