Salto Tecnológico abre Inscrições para impulsionar negócios online no Recife
Programa da Prefeitura do Recife em parceria com o Sebrae já capacitou 700 empreendedores, focando no uso de plataformas digitais para aumentar vendas

A Prefeitura do Recife, em colaboração com o Sebrae/PE, anunciou nesta segunda-feira (7) a abertura de inscrições para mais uma turma do programa Salto Tecnológico.
A iniciativa visa acelerar a transformação digital de micro e pequenas empresas (MPEs) na capital pernambucana, capacitando empreendedores a expandirem seus negócios através de plataformas online e, consequentemente, aumentarem suas vendas e faturamento.
O programa, que já formou cerca de 700 empreendedores desde o final de 2022, tem como meta atender 200 pequenos negócios até junho deste ano.
Secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Andrade Lima destacou a importância da parceria com o Sebrae/PE como "fundamental nesse processo", além de ressaltar o compromisso da Prefeitura em apoiar a digitalização dos negócios locais.
"Desde o final de 2022 a Prefeitura do Recife vem celebrando a formação de turmas do Salto Tecnológico compreendendo que o digital já é consolidadamente um ambiente de negócios. Formamos cerca de 700 empreendedores em quase três anos de parceria", disse.
"Cabe a nós aqui na secretaria a articulação junto a estes empreendedores, além das aulas voltadas para nossa plataforma de gestão chamada Gestor Recife", concluiu o secretário.
Como se inscrever no Salto Tecnológico?
Os interessados em participar do programa podem se inscrever através do Conecta Recife, acessando o banner do Salto Tecnológico na página de serviços da Prefeitura: https://conecta.recife.pe.gov.br/. As inscrições também podem ser feitas no site do Sebrae/PE: pe.loja.sebrae.com.br.
Para participar, é necessário que o empreendedor seja formalizado e que o negócio esteja localizado no Recife.
Sebrae já deu início à 1ª turma
As aulas da primeira turma de abril já começaram e seguem até o final do mês, com encontros na sede do Sebrae/PE. A capacitação é dividida em três módulos: finanças, marketing e gestão.
Além das oficinas, os participantes recebem consultorias individualizadas para tirar dúvidas e discutir estratégias específicas para seus negócios.
O Salto Tecnológico tem sido um grande impulsionador dos pequenos negócios do Recife. Nesta edição, o Sebrae/PE ampliou a carga horária das capacitações e consultorias para oferecer um aprendizado ainda mais completo para esses empreendedores”, afirmou o coordenador de Atendimento do Sebrae/PE, Senyr Arruda.
Segundo dados do Sebrae/PE, 88% das empresas que participaram do programa aumentaram seu faturamento.
Gestor Recife: A Plataforma de Gestão Gratuita
Um dos destaques do Salto Tecnológico é a apresentação da plataforma Gestor Recife, que oferece diversas funcionalidades para a gestão de pequenos e médios negócios, incluindo:
- Controle de vendas e estoque
- Gestão financeira
- Emissão de notas fiscais
- Relatórios e dados analíticos
- Criação de loja virtual personalizada
A plataforma, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, permite a integração com grandes marketplaces e serviços de delivery online, facilitando a expansão dos negócios no ambiente digital.