SAL INTEGRAL BENEFÍCIOS: O que é SAL INTEGRAL? Veja as principais diferenças entre o SAL INTEGRAL, SAL DO HIMALAIA E SAL COMUM
O sal é um ingrediente muito presente nas dietas humanas e é necessário para o funcionamento adequado do nosso corpo. No entanto, há diversas variações de sal sendo comercializada, tais como o sal comum, sal do Himalaia e sal integral (não tão popular). Confira as principais diferenças entre eles!
SAL INTEGRAL
O sal integral, ou simplesmente sal marinho, é produto da evaporação da água do mar. Sua diferença de outros sais se dá por ter menos processos de produção e possuir traços de outros minerais, como magnésio, potássio e cálcio, que influenciam em seu sabor e textura.
SAL COMUM
O sal comum - sal iodado ou sal de mesa - é o sal extremamente refinado para remover impurezas e outros minerais além do cloreto de sódio. Em geral, ele apresenta iodo adicionado para prevenir o bócio, uma doença da tireoide.
SAL DO HIMALAIA
O sal do Himalaia é extraído das minas de sal do Himalaia, no Paquistão. É amplamente conhecido devido a sua cor rosa, que se deve à presença de pequenas quantidades ferro, potássio e magnésio.
QUAL O MELHOR SAL?
No geral, os benefícios dos sais para a saúde são bastante semelhantes, uma vez que a maioria do seu valor nutricional vem do sódio, um mineral essencial para a função nervosa e muscular, bem como para manter o equilíbrio de fluidos no corpo.
Há quem diga que o sal marinho integral é a melhor opção devido à vantagem de ser menos processado e pode conter traços de outros minerais. No entanto, são quantidades tão pequenas que praticamente não fazem diferença em questões nutricionais.
O sal Himalaia é constantemente comercializado como sendo "mais saudável" do que o sal comum, mas, na verdade, sua composição mineral também não faz muita diferença do ponto de vista nutricional.
Todos os tipos de sal podem ser encontrados finos ou grossos. Agora, a escolha do melhor tipo de sal fica a critério de escolha pessoal, levando em consideração a forma de produção, textura, sabor ou, claro, o preço.
O consumo excessivo de sal pode causar problemas de saúde, como a pressão alta. Use com moderação.