CHÁ DE DENTE-DE-LEÃO SERVE PARA QUÊ? Conheça 5 benefícios do CHÁ DE DENTE-DE-LEÃO e veja COMO FAZER
De nome cientifíco 'Taraxacum officinale', o dente-de-leão é uma planta medicinal considerada grande aliada à saúde e seu chá traz vários benefícios.
Com riqueza em vitaminas, o dente-de-leão contém compostos como: inulina, aminoácidos, fitoesterois e minerais, principalmente potássio.
Com todos esses nutrientes, o dente-de-leão pode ser usado para ajudar no tratamento de transtornos digestivos, como por exemplo: problemas no fígado e pâncreas.
ONDE ENCONTRAR O DENTE-DE-LEÃO?
O dente-de-leão possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, e pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e em algumas feiras livres.
Vamos listara seguir os 5 principais benefícios do dente-de-leão para a saúde e mostrar como fazer o chá.
1º Ajuda na prevenção das doenças do coração:
Alguns estudos mostraram que as folhas do dente-de-leão auxiliam a evitar o dano oxidativo das células e a reduzir os níveis de triglicerídeos e colesterol ruim, o 'LDL'.
2º Ajuda na prevenção ao câncer:
O extrato de dente-de-leão contém sesquiterpenos, triterpenoides e compostos fenólicos, que são grandes antioxidantes naturais, com ação anti-cancerígena.
3º Ajuda a saúde gastrointestinal:
As raízes de dente-de-leão tem riqueza em prebióticos, que agem como fonte de carbono e energia que estimulam as bactérias intestinais benéficas para a saúde.
4º Auxilia no controle da diabetes:
Estudos feitos em pacientes com diabetes do tipo 2 tratados com folha e raiz em pó de dente-de-leão, mostraram diminuição significativa dos níveis de glicose no sangue.
5º Proteção do fígado:
As propriedades como: polifenois, flavonoides e polissacarídeos existentes no dente-de-leão possuem efeitos benéficos sobre as funções do fígado.
INGREDIENTES DO CHÁ DE DENTE-DE-LEÃO:
Para o chá de dente-de-leão é necessário: 2 colheres de chá de raiz de dente-de-leão triturada ou em pó e 200 ml de água fervente.
COMO FAZER CHÁ DE DENTE-DE-LEÃO?
Deve-se juntar a água fervente com a colher de raiz e deixar repousar durante 10 minutos. Depois, coar, deixar amornar e beber até 3 vezes ao dia.
ATENÇÃO:
É necessário buscar recomendações médicas e verificar as contraindicações antes de tomar qualquer tipo de chá. Os chás não substituem medicação e alimentação adequada.
*Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. *Com informações de Tua Saúde