CHÁ DE MULUNGU SERVE PARA QUÊ? Conheça 5 benefícios do CHÁ DE MULUNGU e saiba COMO FAZER
De nome cientifico 'Erythrina mulungu', a mulungu também é conhecida como bico-de-papagaio, sendo uma planta rica em propriedades consideradas boas aliadas à saúde.
BENEFÍCIOS DO CHÁ DE MULUNGU
Seu chá é bastante usado no tratamento de insônia, estresse, ansiedade e ainda no alívio das dores reumáticas e cólicas menstruais.
ONDE ENCONTRAR O MULUNGU?
O mulungu pode ser encontrado de forma natural, em algumas feiras livres e lojas de produtos naturais.
Vamos elencar a seguir os 5 principais benefícios do Mulungu e mostrar como fazer o chá.
1º Ajuda a controlar a pressão arterial:
Os compostos alcaloides presentes no mulungu, contém propriedades hipotensoras, ajudando no equilibrio da pressão arterial e evitando o surgimento da hipertensão.
2º Tratamento de ansiedade e estresse:
O mulungu contém compostos com ação ansiolítica que ativam os receptores GABA, um neurotransmissor que age como relaxante no sistema nervoso.
3º Redução de dores reumáticas:
O mulungu é rico em uma substância que contém boa ação anti-inflamatória, por isso, pode auxiliar no tratamento de dores reumáticas, como artrite e tendinite, por exemplo.
4º Ajuda a combater a insônia:
Por causa da hipaforina, um composto com efeito sedativo e calmante do sistema nervoso central, o mulungu melhora a qualidade e a duração do sono, combatendo a insônia.
5º Aliviar cólicas menstruais:
O mulungu possui propriedades analgésicas e antinoceptivas, reduzindo a sensação de dor e ajudando no alivio das cólicas menstruais.
INGREDIENTES DO CHÁ DE MULUNGU
O chá de mulungu é feito com as cascas ou folhas secas da planta. É necessário 1 colher de chá de cascas de mulungu e 200 ml de água.
COMO FAZER CHÁ DE MULUNGU?
Deve-se adicionar as cascas de mulungu e a água, levando ao fogo para ferver por 10 minutos. Desligar o fogo, deixar amornar, coar e beber.
ATENÇÃO:
As sementes de mulungu não devem ser usadas, uma vez que possuem substâncias tóxicas que podem causar sérios danos à saúde.
Seu consumo também não pode ser estendido por mais de trinta dias e é preciso ter indicação médica para utilizar o mulungu.
*Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. *Com informações de Tua Saúde