Entenda sintomas e tratamentos para plaquetas baixas
A trombocitopenia, termo médico para as plaquetas baixas no sangue, é uma condição que acontece repentinamente como resultado de diferentes.
Como neoplasias sanguíneas, um problema no sistema imunológico ou por efeito colateral de alguns medicamentos.
Assim, as plaquetas, também chamadas de trombócitos, são células sanguíneas incolores que auxiliam na formação do coágulo sanguíneo.
São elas que param o sangramento, aglomerando-se e formando uma espécie de rede nas lesões dos vasos sanguíneos.
Sintomas plaquetas baixas
Alguns sinais de alerta são: hematomas vermelhos, roxos ou marrons, que ocorrem frequentemente; erupção cutânea com pequenos pontos vermelhos ou roxos; hemorragias nasais frequentes.
Além de sangramento nas gengivas; sangramento de feridas que duram por um período prolongado ou não para por conta própria; menstruação intenso; presença de sangue nas fezes ou na urina.
Tratamento
O tratamento depende da causa e gravidade da condição. Assim, quando leve, o tratamento pode ser adiado, simplesmente monitorando a condição.
Algumas medidas podem ser indicadas para evitar que a condição piore, como evitar atividades com alto risco de sangramento ou hematomas, limitar o consumo de álcool e trocar medicações que afetam as plaquetas.
Para encerrar, quando a baixa contagem de plaquetas for mais grave, o tratamento pode incluir: transfusões de sangue ou plaquetas e cirurgia de remoção do baço.
Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de plaquetas baixas, procure um médico para investigação e início de tratamento.
As informações são do site Vitat.