INHAME BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS: É verdade que o inhame afina o sangue? Conheça benefícios e quem não deve consumir o inhame
O INHAME é um tubérculo bastante consumido no Brasil e rico em muito nutrientes. Descubra os MALEFÍCIOS E BENEFÍCIOS DO INHAME para sua saúde, além dos NUTRIENTES DO INHAME.
IMPORTANTE
Somente um profissional de saúde devidamente habilitado pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis nesta matéria possuem apenas caráter educativo.
O INHAME está presente em muitas mesas brasileiras. O tubérculo costuma ser consumido cozido. Não existe certeza de onde se originou, mas especialistas acreditam que a planta seja africana.
Entre a lista de NUTRIENTES DO INHAME estão: vitaminas B6, B1, A e C, além da riboflavina, ácido fólico e niacina, ferro, potássio, cobre, magnésio, cálcio e fósforo.
CARÁ E INHAME É A MESMA COISA?
Essa é uma dúvida comum, mas o CARÁ E INHAME NÃO SÃO A MESMA COISA. Eles são parecidos e pertencem à mesma família de tubérculos, porém são espécies diferentes.
Em relação a nutrientes eles são bem parecidos, contudo apresentam concentrações diferentes. Por exemplo, o inhame tem mais potássio, enquanto que o cara tem mais fibras.
QUAIS OS BENEFÍCIOS DO INHAME
Veja a seguir, os 5 principais benefícios de comer inhame.
1. Inhame é bom para o sangue e o coração
O Inhame é fonte de potássio. Esse mineral é conhecido por ajudar no controle da pressão arterial e cardíaca, além de combater os efeitos do sódio.
2. Inhame é bom para o pulmão
Um estudo do Journal of Traditional Chinese Medicine concluiu que o consumo de inhame auxiliou a função respiratória de pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
3. Inhame cuida da pele
A vitamina A está entre os nutrientes do inhame. Ela é comprovadamente boa para pele, pois ajuda a reter água no corpo e na eliminação dos radicais livres.
4. Inhame aumenta a imunidade
O Inhame é fonte de vitaminas C e do complexo B. Esses nutrientes fortalecem o sistema imune e ajudam na eliminação de toxinas do organismo.
5. Inhame é bom para menopausa
Um estudo publicado no periódico científico Climacteric concluiu que o inhame possui enzimas que ajudam no combate aos sintomas da menopausa. No entanto, os autores alertam para a necessidade de mais estudos.
QUEM NÃO PODE COMER INHAME?
Apesar dos muitos nutrientes do Inhame, o tubérculo é contraindicado para alguns grupos de pessoas. Veja se você está em algum deles.
1. Grávidas e lactantes
O inhame é contra indicado pois pode interferir nos hormônios femininos.
2. Alérgicos
Algumas pessoas possuem alergia ao inhame, nestes casos o consumo deve ser evitado.
3. Pessoas com doenças renais graves
Neste caso, os pacientes devem consultar um médico para receber orientações sobre o consumo. O Inhame é rico em potássio o que pode afetar pessoas com doenças renais avançadas.