EOSINÓFILOS ALTO O QUE SIGNIFICA? Entenda o que são EOSINÓFILOS e o que ocorre quando estão ALTOS
Os eosinófilos são um gênero de célula de defesa do sangue que tem início a partir da distnção de uma célula formada na medula óssea, o mieloblasto,
e tem como próposito defender o organismo contra a invasão de microrganismos estranhos, sendo bastante importante para a ação do sistema imunológico.
Tais células de defesa estão presentes no sangue em grandes concentrações principalmente durante reações alérgicas ou em caso de infecções, bacterianas, fúngicas e parasitárias.
De outro modo, pode ter sua concentração reduzida na fase aguda de algumas infecções bacterianas, depois de cirurgias ou como efeito do uso de corticoides.
Em associação às outras células de defesa, como os linfócitos, monócitos ou neutrófilos, os eosinófilos circulam em concentração inferior no organismo.
A quantidade de eosinófilos no sangue é observada no leucograma, que é uma parte do hemograma em que são examinadas as células brancas do organismo.
Os valores normais de eosinófilo no sangue são: Valor absoluto: 20 a 500 células/ µL de sangue - que é a contagem total das eosinófilos no sangue;
Valor relativo: 1 a 6% - é a porcentagem do eosinófilos em relação às outras células do leucograma.
EOSINÓFILOS ALTO O QUE SIGNIFICA?
O aumento da quantidade de eosinófilos no sangue é conhecido como eosinofilia e ocorre quando é identificado mais de 500 eosinófilos por µL de sangue.
O aumento da quantidade dessas células no sangue pode ocorrer por causa de algumas situações, sendo as principais:
1º Alergia ao uso de remédios:
Remédios como: AAS, antibióticos, anti-hipertensivos ou triptofano, por exemplo.
2º Parasitoses por vermes:
como toxocaríase, ancilostomíase, caridíase, oxiuríase, esquistossomose, dentre outras;
3º Infecções:
como tuberculose, aspergilose, febre tifoide, coccidioidomicose e alguns vírus.
4º Alergia:
como urticária, rinite alérgica, asma, dermatite, eczema.
A eosinofilia em si não leva ao surgimento de sinais ou sintomas, porém é possível que a pessoa mostre alguns sintomas
como consequência da causa do aumento da quantidade de eosinófilos circulantes
podendo haver falta de ar, espirros, congestão nasal, coceira na pele, febre, dor no corpo, diarreia ou dor abdominal, por exemplo.
*Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. *Com informações de Tua Saúde