CATARRO AMARELO NA GARGANTA: Conheça 5 principais CAUSAS e como TRATAR

Muito comum em quadros gripais, a secreção no muco, mais conhecida como catarro, é causa de muito incomôdo nas pessoas.

O aspecto do catarro (amarelo, branco, grosso ou ralo) também deve ser observado, por ele ser indicativo de algo mais grave ou requerer atenção especial.

Nesta matéria vamos falar sobre o catarro amarelo na garganta, para entender as possíveis causas e formas de tratamento.

CATARRO AMARELO NA GARGANTA O QUE PODE SER?

O catarro amarelo de forma geral, é indicativo de algum tipo de infecção bacteriana, como uma sinusite, faringite, bronquite ou, até, pneumonia, por exemplo.

IR PARA SOCIAL1

QUAL A CAUSA DO CATARRO AMARELO?

Isso tem causa principal devido existirem bactérias se desenvolvendo, e o muco fica mais espesso para grudar nos microrganismos e eliminá-los por meio da tosse.

O que o deixa com uma coloração mais amarelada. Segundo a infecção se agrava, é possível que a cor do catarro também se altere, podendo ficar mais esverdeado.

Quando aparece catarro amarelo, especialmente acompanhado de outros sintomas, como febre, dor de garganta ou falta de ar, por exemplo,

é imprescindível consultar um pneumologista para identificar a causa e começar o tratamento mais adequado. Vamos elencar a seguir as 5 principais causas do catarro amarelo.

1º Sinusite:

A presença de catarro amarelo pode estar relacionada a uma sinusite bacteriana, que ocorre por causa da inflamação dos seios nasais ocasionada por bactérias.

IR PARA SOCIAL1

2º Faringite:

Outra das causas de catarro amarelo é a faringite bacteriana, que é definida pela inflamação da faringe. Podendo surgir outros sintomas como dor de garganta intensa, dificuldade para engolir, febre e dor de cabeça.

3º Pneumonia bacteriana:

A pneumonia bacteriana, geralmente não é contagiosa e pode ser uma das causas do catarro amarelo, visto que é designada pela presença de bactérias nos pulmões.

4º Bronquiectasia pulmonar:

O catarro amarelo também pode estar ligado à bronquiectasia pulmonar, por causa da obstrução das vias respiratórias ou devido à presença de bactérias, o que acarreta a produção de um muco mais espesso.

5º Bronquite:

O catarro amarelo também pode aparecer em caso de uma bronquite originada por bactérias, uma vez que os brônquios ficam inflamados e criam um catarro mais espesso.

COMO TRATAR O CATARRO AMARELO?

Os diversos tratamentos para o catarro amarelo vai depender do correto diagnóstico, por isso, é importante procurar um médico aos primeiros sinais.

IR PARA SOCIAL1

*Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. *Com informações de Tua Saúde

Veja as principais notícias do dia em social1

IR PARA SOCIAL1
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories