Nosofobia
A atriz Claudia Ohana, de 60 anos, revelou em entrevista à revista "Quem" que tem nosofobia.
Nosofobia é uma palavra de origem grega e se trata uma fobia específica. Fobos era a personificação do medo, foi filho de Ares, Deus da guerra, e de Afrodite, a deusa do amor.
"Na verdade, não sou hipocondríaca. É medo de ficar doente. Mas eu sempre fui assim, desde pequena. É muito ruim isso", disse Claudia.
A nosofobia é explicada pela Cleveland Clinica, nos EUA, como "um medo persistente e irracional de contrair uma doença crônica, muitas vezes fatal.
Pessoas que possuem nosofobia são atormentadas pelo medo de adquirir uma doença específica no futuro.
A nosofobia é um distúrbio de sintomas somáticos, também considerada um transtorno de ansiedade gerada pelo medo de adoecer e muitas vezes até de visitar clínicas e hospitais.
Sintomas
Apresenta várias limitações ao paciente, que passa a crer nos sintomas físicos, apresenta comportamentos evitativos e vive imerso nessa intensa ansiedade por um diagnóstico que não existe.
Claudia lembrou que, no passado, chegou a ir para o hospital com uma forte suspeita de que estaria com um tumor cerebral.
Mesmo com os exames negativos, ela tinha medo de ter a doença.
Diferença de Nosofobia e Hipocondria:
Normalmente, indivíduos com nosofobia podem se sentir mais vulneráveis ou predispostos a desenvolver uma determinada doença.
A hipocondria se caracteriza pelo medo que a pessoa tem de adoecer, independentemente de qual seja a doença.
É importante sempre buscar um médico sobre se sentir sintomas da doença.