Da Dona Nenê à Violet Crawley: as avós mais marcantes das séries
O Dia dos Avós chegou! Nesta data especial, relembre as matriarcas inesquecíveis das séries de TV que nos inspiraram e divertiram.

Clique aqui e escute a matéria
Chegou o dia das Dia dos Avós!
Celebrada em 26 de julho, a data traz à memória figuras que, na ficção, se tornaram quase parte da nossa própria família.
As avós das séries de TV e novelas, sejam elas sábias, divertidas ou excêntricas, têm um poder especial de cativar o público e lembrar os espectadores do valor desse elo familiar.
Relembre as avós que deixaram sua marca na telinha e se tornaram verdadeiros ícones!
5 avós marcantes da televisão
1. Dona Nenê, de "A Grande Família"
Vivida por Marieta Severo, Nenê é uma avó paciente e cheia de afeto, que cuida de sua família com firmeza e amor. Junto ao marido Lineu, é um dos pilares dessa amada série de comédia brasileira.
2. Dona Benta, do "Sítio do Picapau Amarelo"
A avó mais clássica da literatura e TV brasileira! Dona Benta é sábia, carinhosa e promove aventuras educativas ao lado de Narizinho, Pedrinho e da turma do Sítio, misturando fantasia e conhecimento. Na televisão, já foi interpretada por grandes atrizes, como Nicette Bruno e Suey Franco.
3. Evelyn Harper, de "Two and a Half Men"
A avó mais narcisista e debochada da lista, Evelyn, vivida por Holland Taylor, adora criticar os filhos e netos e sempre aparece nos momentos mais constrangedores.
Carinho não é com ela, mas as risadas do público são garantidas.
4. Violet Crawley, de "Downton Abbey"
A Condessa Viúva de Grantham, interpretada por Maggie Smith, é sinônimo de elegância, ironia e inteligência. Uma avó tradicional com língua afiada e valores do século XIX.
5. Dona Lurdes, de "Amor de Mãe"
Uma das personagens de novela mais queridas dos últimos anos, a protagonista interpretada por Regina Casé é símbolo de amor incondicional, coragem e luta pela família. Além de mãe dedicada, também é uma avó afetuosa e presente.