Agenda | Notícia

Torre Malakoff recebe exposição gratuita em parceria com a Fundação Japão

'Netsuke Contemporâneos esculpidos em madeira' passa um mês em cartas no Observatório Cultural da Torre Malakoff, homenageando a arte japonesa

Por Samantha Oliveira Publicado em 10/07/2025 às 18:04

Clique aqui e escute a matéria

Por definição, os netsuke são esculturas japonesas bem pequenas, costumeiramente usadas em fechos de quimonos. Esses itens carregam parte da história e cultura japonesa, e agora ganham uma homenagem com a exposição 'Netsuke Contemporâneos esculpidos em madeira', que conta com uma abertura oficial no próximo domingo (13), às 16h. 

No Observatório Cultural Torre Malakoff, na Praça do Arsenal, a mostra exibe 63 peças criadas po 46 artistas japoneses contemporâneos.  Além disso, a exposição integra as comemorações oficiais dos 130 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre o Japão e o Brasil, celebrado em 1895.

A exposição é resultado da parceria com a Fundação Japão, em São Paulo, onde apresenta obras que valorizam a estética tradicional e, ao mesmo tempo, se relacionam com práticas modernas da arte japonesa.

Estética japonesa no centro do Recife

O bairro do Recife conta com a exposição até o dia 10 de agosto. Entre os destaques da exposição estão peças que retratam animais, expressões humanas e representações folclóricas com leveza e humor, preservando a conexão dos netsuke com a natureza e o cotidiano.

A exposição é uma oportunidade única de conhecer de perto a delicadeza e a profundidade cultural dos netsuke. Cada peça é um convite para apreciar a estética japonesa e sua relação com a natureza e o cotidiano, transmitindo emoções por meio de detalhes minuciosos”, destaca a equipe da Fundação Japão em São Paulo, convidando o público a visitar a mostra. A realização da exposição na cidade é uma parceria com o Consulado Geral do Japão no Recife.

Serviço

  • Local: Observatório Cultural Torre Malakoff, Praça do Arsenal, s/n, Bairro do Recife, Recife – PE
  • Data: Até 10 de agosto de 2025
  • Horário: Terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 19h
  • Entrada gratuita

Compartilhe

Tags