BENEFÍCIOS DO CALDO DE CANA: 4 motivos para tomar CALDO DE CANA
Confira os benefícios do caldo de cana

O caldo de cana é uma bebida popular no Brasil, mas muitas pessoas não sabem seus nutrientes e benefícios. O caldo é derivado da cana-de-açúcar, item abundante no país.
4 CHÁS NATURAIS para AUMENTAR a IMUNIDADE
Benefícios da caldo de cana
Contribui para a manutenção da vitalidade
O caldo de cana, juntamente com outros derivados da cana-de-açúcar, traz consigo substâncias antioxidantes que desaceleram os efeitos do envelhecimento celular, reduzindo os danos causados pelos radicais livres.
Esse processo é fundamental para prevenir condições como Alzheimer e Parkinson. Entre esses compostos, destacam-se os flavonoides, a flavona lignana, além dos ácidos clorogênico e cumárico.
Aprimora o desempenho físico e a recuperação
Estudos realizados na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) evidenciaram que o consumo de garapa teve efeitos positivos na performance de jogadores de futebol, tanto nas categorias de base quanto nos profissionais da Associação Atlética Ponte Preta de Campinas, São Paulo, e da Associação Atlética Caldense, de Minas Gerais.
Os atletas demonstraram melhora no desempenho e na manutenção da massa muscular. Esse resultado se deve à eficácia da bebida na reposição de carboidratos armazenados nos músculos na forma de glicogênio, uma importante fonte de energia durante o exercício, contribuindo na luta contra a fadiga.
Colabora na prevenção da anemia por deficiência de ferro
Esta forma de anemia representa 90% dos casos. O caldo de cana é uma rica fonte desse mineral, fundamental para o transporte eficiente de nutrientes e oxigênio pelo sangue. Sua ausência pode levar a sintomas como cansaço, perda de apetite, palidez e tontura.
Favorece a regulação metabólica
O manganês, presente em grande quantidade na bebida, é o grande responsável por esse benefício. Além disso, promove o crescimento da estrutura óssea e facilita a absorção de nutrientes pelo corpo.
Quem deve evitar o consumo de caldo de cana?
- Pessoas com diabetes ou pré-diabetes devem evitar o caldo de cana, pois ela pode acentuar o aumento dos níveis de açúcar no sangue;
- Indivíduos obesos, com sobrepeso, pacientes renais crônicos ou com esteatose hepática, conhecida popularmente como gordura no fígado, devem evitar o consumo, a menos que tenham a aprovação de um profissional de saúde.
Com informações do UOL