COMO FAZER O CHÁ DE HORTELÃ? Veja os BENEFÍCIOS DO CHÁ DE HORTELÃ
Confira os benefícios e como fazer chá de hortelã

A ingestão de chás para determinados fins tem ficado cada vez mais comum. Entre os objetivos, estão melhorar a imunidade e reduzir a ansiedade. Um dos chás que tem ganhado mais popularidade entre os brasileiros é o de hortelã.
4 CHÁS NATURAIS para AUMENTAR a IMUNIDADE
Benefícios do chá de hortelã
Alivia a cólica menstrual
Devido às suas propriedades relaxantes musculares, a hortelã-pimenta também pode proporcionar alívio das cólicas menstruais, relaxando os músculos do útero. Embora o efeito do chá nesse aspecto não tenha sido especificamente estudado, os compostos presentes na hortelã-pimenta demonstraram melhorar os sintomas associados às cólicas menstruais.
Alivia asma, sinusite e entupimento nasal
O aroma da hortelã também oferece benefícios adicionais, pois auxilia na abertura das vias respiratórias. Indivíduos que enfrentam problemas respiratórios, como asma e alergias, podem se beneficiar do uso dessa planta para aliviar os sintomas.
A hortelã possui propriedades antibacterianas, antivirais e anti-inflamatórias, o que a torna eficaz no combate ao congestionamento nasal causado por infecções, resfriados comuns e alergias. De acordo com um estudo, o chá de hortelã-pimenta tem a capacidade de aliviar esses sintomas.
Melhora o sono
O chá de hortelã é uma excelente opção para ser consumido antes de dormir, pois não contém cafeína. Além disso, a hortelã-pimenta possui propriedades relaxantes musculares que podem auxiliar no relaxamento e contribuir para uma melhor qualidade de sono.
Alivia problemas digestivos
De acordo com um estudo realizado pela Unesp, foi constatado que as espécies pertencentes ao gênero Mentha possuem propriedades etnofarmacológicas que podem ser benéficas no tratamento de distúrbios gastrointestinais, auxiliando na redução de náuseas, vômitos, inchaço abdominal e gases.
Alivia náuseas
O aroma do óleo essencial de hortelã ou das folhas frescas de hortelã pode auxiliar no alívio da sensação de enjoo e náusea.
Combate infecções bacterianas
Embora não existam estudos específicos sobre os efeitos antibacterianos do chá de hortelã-pimenta, foi comprovado que o óleo essencial de hortelã-pimenta possui propriedades efetivas no combate às bactérias.
Alivia dor de cabeça e enxaqueca
Além disso, as folhas de hortelã possuem outros benefícios, como o alívio de dores musculares, dores de cabeça e desconfortos estomacais. O mentol presente no óleo essencial de hortelã aumenta o fluxo sanguíneo e proporciona uma sensação de resfriamento, aliviando a dor.
Previne do câncer
A hortelã é rica em mentol, uma substância cujas propriedades têm sido associadas à prevenção de vários tipos de câncer, incluindo o câncer de próstata. Ao utilizar óleo essencial de hortelã, é recomendável optar pela forma 100% pura, evitando produtos que possam conter compostos prejudiciais à saúde da pele, como os parabenos.
Alivia coceiras e irritações da pele
A hortelã apresenta propriedades anti-inflamatórias e possui efeitos antipruriginosos, o que a torna útil para aliviar coceiras. Quando aplicada topicamente, a hortelã tem um efeito calmante e refrescante em irritações provocadas por urticária, hera venenosa ou carvalho venenoso.
Melhora a memória
Em um estudo conduzido por pesquisadores britânicos em 2008, foi investigado o efeito do óleo essencial de hortelã no cérebro, e constatou-se que ele tem a capacidade de aumentar o estado de alerta e a memória.
Como fazer o chá de hortelã?
Ferva 2 xícaras de água, desligue o fogo e adicione uma colher de sopa de folhas de hortelã. Tampe por 5 minutos, depois coe o chá e beba.