IMPLOSÃO SUBMARINO: Entenda o que é e qual a diferença entre "IMPLOSÃO e EXPLOSÃO"
Sumbersível está desaparecido desde o domingo (18)

O Submarino Titan, veículo subaquático de pequeno porte da OceanGate, utilizado para viagens de turismo e exploração, implodiu segundo a Marinha dos Estados Unidos. Todos os tripulantes morreram. A confirmação foi dada nesta quinta-feira (22). A causa da morte das pessoas condiz com uma implosão.
"Escombros são consistentes com a implosão do submarino", disse John Mauger porta-voz da Guarda Costeira dos EUA
O Titan desapareceu na manhã do último domingo (18) em viagem rumo aos destroços do Titanic, icônico navio naufragado em 1912.
ENTENDA O QUE É "IMPLOSÃO",SUA DIFERENÇA PARA "EXPLOSÃO" E COMO ISSO PODE TER ACONTECIDO COM O SUBMARINO DESAPARECIDO NOS EUA
Tal hipótese considera que tenha acontecido um dano no casco do submarino que teria afetado a pressão interna da embarcação, que estima-se estar a cerca de 4 mil metros de profundidade causando uma implosão.
Diferentemente da "explosão", em que uma pressão interna contida "vaza" para o exterior, a "implosão" se dá por uma pressão externa que invade um corpo e causa o seu colapso.
É importante frisar, portanto, que, a água exerce um peso sobre os corpos nela submersos e esse peso exerce uma força contra tais corpos. Quanto mais fundo no oceano, mais água exerce força, e portanto, pressão, sobre o objeto.
É isso o que acontece quando um submarino passa tanto tempo submerso, ou tem problemas em seu casco ou sistemas de pressurização, não mais sendo capaz de conter a pressão externa, que colapsa a embarcação, que é "esmagada".
Neste cenário, infelizmente, todos os passageiros do Submarino Titan teriam vindo a óbito.
SAIBA QUEM SÃO OS PASSAGEIROS DO SUBMARINO DESAPARECIDO EM MISSÃO AO TITANIC
De acordo com a Guarda Costeira Americana, ao todo, cinco tripulantes estavam no submersível, dentre eles o empresário Hamish Harding, fundador do Action Group e presidente da Action Aviation, conhecido por seu perfil aventureiro, que lhe rende três recordes no Guinness Book.
Além dele, o empresário paquistanês, vice-presidente do Engro Corporation, Shahzada Dawood e o seu filho, Suleman Dawood, também estavam na embarcação.
O explorador francês Paul-Henry Nargeolet, de 73 anos, conhecido como "Mister Titanic", segundo sua família, também faz parte dos tripulantes.