ESTEATOSE HEPÁTICA: ENTENDA os sintomas da DOENÇA no fígado que Zezé di Camargo está enfrentando
Entenda sobre esteatose hepática

O cantor Zezé di Camargo vem enfrentando uma transição para a vida mais saudável. Isso porque o artista foi diagnosticado com esteatose hepática, que significa o acúmulo de gordura no fígado.
QUAIS AS CAUSAS DA ESTEATOSE HEPÁTICA?
Os motivos variam para os organismos, mas a causa mais comum está ligada ao distúrbio do metabolismo, onde há excesso de circulação de gorduras no sangue com consequente excesso de oferta de gordura para o fígado.
O consumo excessivo de álcool como por má nutrição associada ao sedentarismo também pode levar o aparecimento da condição. O excesso de gordura abdominal e diabetes também parecem estar associados ao surgimento da condição.
A influenciadora e educadora física Graciele Lacerda, esposa de Zezé, contou que o artista passou a inserir exercícios físicos e alimentação equilibrada em sua rotina após saber da gordura no fígado.
“Quando iniciamos, ele estava com esteatose hepática. Hoje, já não tem mais e o percentual de gordura diminuiu, está se sentindo mais disposto”, contou ao Jornal Extra.
Inclusive, os cuidados preventivos são essenciais para evitar o aumento de gordura no fígado, que pode provocar uma inflamação capaz de evoluir para quadros graves de hepatite gordurosa, cirrose hepática e até câncer. Nesses casos, o fígado não só aumenta de tamanho, como adquire um aspecto amarelado.
SINTOMAS DE GORDURA NO FÍGADO
De princípio, as queixas são dor no lado direito do abdômen, cansaço, fraqueza e perda de apetite. Muitas vezes, a doença só é identificada com exames médicos.
Já em estado mais avançado, o aumento de gordura leva a complicações e outras doenças. A inflamação e fibrose que resulta em insuficiência do fígado, leva à ascite (acúmulo anormal de líquido dentro do abdome que gera um inchaço evidente), dores de cabeça crônicas e confusão mental, hemorragias, queda no número de plaquetas do sangue e icterícia (pele e olhos amarelados).