A Força do Querer: Ivana passa por transformação e aparece com barba

ROMERO RAFAEL
ROMERO RAFAEL
Publicado em 02/08/2017 às 19:03
Ivana (Carol Duarte) e Claudio (Gabriel Stauffer) - Foto: reprodução / TV Globo
Ivana (Carol Duarte) e Claudio (Gabriel Stauffer) - Foto: reprodução / TV Globo

Nos próximos capítulos de A Força do Querer, o processo de readequação sexual de Ivana (Carol Duarte) será trazido à tona. Primeiro, a personagem vai assumir a transexualidade aos pais, Joyce (Maria Fernanda Cândido) e Eugênio (Dan Stulbach), e ao irmão, Ruy (Fiuk), num daqueles jantares de família típicos de novela. Na cena, ela também vai falar que sempre usou faixa para esconder os seios e que pretende retirá-los.

Numa cena adiante, Ivana cortará o cabelo e, passadas algumas semanas, distante de casa, morando com Nonato (Silvero Pereira), de quem estará amiga, aparecerá usando barba e roupas masculinas.

Confira diálogo da cena em que Ivana conta à família que é transexual, antecipado pela colunista de TV de O Globo Patrícia Kogut:

IVANA: Vocês não tiveram a filha que queriam ter, eu nasci menino

JOYCE: Você está louca?

RUY: Cara, que piração é essa?

IVANA: Não é piração, passei a vida toda brigando com meu corpo não aceitando meu corpo, porque ele está errado. Esse corpo não é meu, foi engano

Ivana dirá que sempre usou uma faixa para esconder os seios e contará que pretende fazer uma cirurgia para retirá-los.

IVANA: Esmago porque não consegui arrancar fora. Passei a vida diante dos espelhos tentando me achar e não me achando na imagem que eu via. Vocês sabem o que é isso? Sabem o que é se sentir num vazio? Sem identidade nenhuma? Sabem? Sabem o que é sentir seu próprio corpo como um território inimigo? Que só te humilha, só te incomoda? Como se fosse uma roupa emprestada que não cabe em você, mas meteram você lá dentro e você não tem como sair?

Na cena seguinte, Ivana cortará o cabelo na presença da mãe; as duas vão se emocionar e chorar abraçadas.

JOYCE: Eu vou ajudar você. Vou. Você vai ficar bem, você vai acabar com esses traumas, não vou desistir de você, isso nunca

IVANA: Você está desistindo. Se não consegue me enxergar, você está desistindo. Você teve dois filhos homens, dois

Após três semanas fora de casa, Ivana reaparecerá para a mãe de cabelo curto, barba e usando roupas masculinas. Joyce, no entanto, não a cumprimenta e sai, indo ao encontro do marido, Eugênio.

JOYCE: Não é mais nossa Ivana, Eugênio. É um homem, um homem. Ela tem barba, é um homem, um homem que eu não conheço. Que eu não pari, que eu não vi crescer!

Os pais de Ivana irão até o consultório da psicóloga.

JOYCE: Não consegui dizer nada, fiquei horrorizada. Corri. Saí correndo. Sem bolsa, sem acabar de me arrumar, sem nada! Só queria fugir dali, fugir do que estava vendo. Aqueles fios de barba...

TERAPEUTA: Bom, o fato está posto. Vocês não têm outra alternativa, senão encarar ou fugir. Aceitam ou dão as costas.

EUGÊNIO: Nunca. Dar as costas para a minha filha, nunca!

TERAPEUTA: Filho! Não é uma filha, é um filho. E não se tornou um filho agora: sempre foi!

Últimas notícias