
Monica Iozzi foi condenada a pagar R$ 30 mil ao ministro Gilmar Mendes por uma publicação que fez em sua conta no Instagram. Segundo o juiz que comandou o caso, a atriz "extrapolou os limites de seu direito de expressão" ao criticar a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal de conceder habeas corpus ao médico Roger Abdelmassih, acusado por crimes de estupro e manipulação genética irregular.
A defesa de Gilmar queria R$ 100 mil pela fala de Monica, pois afirmavam ele era "vítima de ofensas à sua honra". A frase que ela escreveu foi: "se um ministro do Supremo Tribunal Federal faz isso... Nem sei o que esperar...".
Roger Abdelmassih
O ex-médico foi condenado a 181 anos de prisão. Em 2010, eram 278 anos, mas ele não foi preso graças ao habeas corpus do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que deu o direito de responder em liberdade. Em 2011, quando o habeas corpus foi revogado, ele não se apresentou e passou a ser considerado foragido. Em 2014 ele foi achado pela Polícia Federal no Paraguai e trazido para o Brasil.
A atriz não quis falar sobre a condenação.