Vestido de festa: qual o decote certo para cada tipo de corpo?

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 05/10/2015 às 10:59
Decote para vários vestidos (2) FOTO:

Decote para vários  vestidos  (2) Fotos: Reprodução

Quando o assunto é sensualidade, a roupa é uma das maiores armas das mulheres e, os decotes, apostas infalíveis. Sereia, tubinho, tomara que caia, com decote, rodado, longo curto; são tantos nomes e funções diferentes, cada um é capaz de valorizar alguma parte do corpo e esconder outras que a mulher não deseja mostrar. Mas, diante de tantas opções, como escolher o ideal? Para ajudar a tirar estas dúvidas e acertar na escolha da peça, a empresária Bruna Rezende, à frente da multimarcas Donana, deu algumas dicas infalíveis. Confira:

 

Um ombro só: Este decote é perfeito para ser usado em festas e outras ocasiões informais, em que seja permitido mostrar um pouco mais de pele. Deixa os braços e ombros em destaque, então cai bem em mulheres com braços mais finos e torneados. Também é super indicado para quem tem aquela barriguinha saliente, pois a linha diagonal harmoniza proporções e passa a sensação de um corpo mais enxuto.

Canoa: O decote canoa chama a atenção para os ombros e valoriza a nuca e o pescoço. É um dos modelos mais indicados para quem tem quadris largos, porque passa a impressão de que quadris e ombros estão na mesma proporção, criando um equilíbrio na silhueta. Por esse mesmo motivo, é um verdadeiro vilão para quem tem ombros largos e deve ser evitado por quem não quer evidenciar essa característica. Por ser um decote discreto e feminino, é uma ótima opção para o ambiente de trabalho, pois passa uma postura mais séria.

Coração: O model lembra o desenho de um coração. Deixa as produções mais femininas e dá um toque de romantismo a qualquer peça. Ele pode ser encontrado com alça ou sem e cai muito bem em mulheres com seios grandes, porque costuma ter bojo. Ele também é um dos cortes que mais valorizam o colo, por isso, devem ser evitados no ambiente de trabalho e usados em ocasiões mais informais.

Decote para vários  vestidos  (1)

Nas costas: Sexy, o decote nas costas tem o poder de surpreender: vestidos e blusas básicos tornam-se sofisticados quando as costas estão à mostra. Uma dica importante para não ficar vulgar é equilibrar o decote atrás com uma frente comportada. Como este modelo não pode ser usado com sutiã, não é indicado para mulheres com seios grandes.

Frente única: O decote frente única é o campeão de sensualidade. Ele deixa as costas praticamente inteiras à mostra e, por isso, só deve ser usado durante a noite e em ocasiões realmente especiais, como festas e baladas. Como cobre os seios, pode aumentar o volume dos mais fartos. Para as magrinhas, com pouco bumbum, as peças frente única são poderosas aliadas, já que, desviam a atenção da parte inferior do corpo e a concentram nas costas, local que deve estar sem gordurinhas, manchas ou acne acentuada.

Quadrado: Os decotes quadrados são os mais discretos e tradicionais, e caem bem em qualquer ocasião, desde entrevistas de emprego ou cerimônias religiosas até bares e baladas. O que define se ele vai ser sexy ou não é sua profundidade. Além de democrático, ele ajuda a disfarçar o volume do busto. Como as alças costumam ser largas, ele também dá mais sustentação e valoriza o colo. As magrinhas devem tomar cuidado para não deixar sobrar tecido nas laterais.

Em V: O decote em V é o mais democrático de todos. Ele ótimo para quem tem seios grandes, pois valoriza o colo sem aumentar o volume, mas também ajuda quem tem busto pequeno. Além disso, é o decote mais indicado para as baixinhas e para as gordinhas porque sua verticalidade alonga e afina a silhueta. Por esse mesmo motivo, cai bem em quem tem os ombros largos e o pescoço curto.

Tomara que caia: Este tipo de decote valoriza o colo e os seios e faz bastante sucesso no verão. A falta de alças, entretanto, prejudica a sustentação de seios maiores, portanto deve ser evitado por quem tem busto volumoso. Mas, as baixinhas podem comemorar: a pele à mostra ajuda a alongar a silhueta.

Últimas notícias