
Quem tem miopia, astigmatismo e afins sabe que os óculos corrigem a visão e também é acessório de moda. Com tantos modelos diferentes, fica difícil escolher qual armação combina com cada tipo de rosto e personalidade. De acordo com Hérica Moreira, da ótica Avisttare, para encontrar a peça certa é necessário aliar moda, estética e detalhes técnicos, além do estilo de vida, personalidade e características físicas.
Para a empresária, na hora da escolha, o primeiro fator a ser analisado é o formato da face. “Para o rosto redondo, por exemplo, a melhor é a armação quadrada ou retangular. Para as donas da quadrada, a dica é investir no oposto e comprar óculos redondo ou ovalado. Para equilibrar a linha do rosto triangular, a aposta deve ser nas armações estreitas, como o estilo aviador. Em todo caso, mulheres com rosto oval são as mais fáceis de combinar com diversos tipos de óculos”, ressalta. O segundo passo é verificar os traços físicos da pessoa. “A ideia é deixar o visual mais harmonioso. Além disso, o biótipo e o formato dos olhos também devem ser levados em consideração, assim como cor da pele, cabelo e até cor dos olhos e da sobrancelha”, revela. Ela acrescenta, ainda, que é necessário tempo e paciência na hora da compra, afinal escolher uma peça confortável é fundamental para o acessório desempenhar bem seu papel.
Alguns modelos
Outros detalhes mais técnicos também são importantes para serem avaliados na hora da compra. Segundo Hérica, a pupila deve ficar centralizada na armação, o apoio do nariz (também chamado de “ponte do óculos”) deve encaixar bem, sem marcar a pele e a armação deve ficar rente à parte de cima do olho. Já no que diz respeito às sobrancelhas, elas devem acompanhar o formato do modelo escolhido e não devem ser encobertas pela armação. As hastes também devem ser levadas em consideração; elas devem estar apenas apoiadas nas têmporas (jamais muito justas) e ajustadas atrás da orelha. Já as ponteiras devem contornar as orelhas, dessa forma, não farão pressão sobre a cabeça e manterão os óculos seguros. “Cada um deve usar o modelo que mais se sente à vontade e que também vá de acordo com a sua personalidade, do mais discreto até o mais exuberante. A dica é considerar as características mais marcantes e seguir as recomendações”, finaliza.