
Se o assunto é cabelo, não é raro um desfile de teorias, técnicas e superstições que, rezam a lenda (e só ela mesmo), fazem a diferença no visual. Por exemplo, quem ao arrancar um fio de cabelo branco nunca foi repreendido por um amigo com um “não puxa, senão nasce mais”? Ou quem sempre prefere mãos masculinas na hora de cortar o cabelo, para garantir que as madeixas nasçam mais rapidamente - a chamada "mão boa". O Social 1 reuniu alguns desses mitos, e também verdades, e pediu ao cabeleireiro Thiago Vieira, do Tröis Beauté, para responder.
Thiago Vieira, o mestre das tesouras
Social1 - É normal os cabelos caírem após o parto?
Verdade. A disfunção hormonal da gravidez promove essa queda. Mas depois, quando se normalizam os hormônios, tudo volta ao normal e o cabelo volta a crescer.
Cortar cabelo com mão de homem deixa o cabelo melhor?
Mito. Sou muito científico e não acredito nisso de energia. Ou seja, se o cabeleireiro, independente do sexo, é bom, a experiência do corte vai ser boa; se não, não.
Lavar o cabelo com água quente faz mal?
Água quente abre as cutículas do cabelo, a água fria fecha. Não chegaria a dizer que faz mal, mas é melhor lavar o cabelo com água fria do que com quente.
Lavar os cabelos com vinagre deixa os cabelos mais brilhantes?
Sim. O vinagre tem o pH ácido (em torno de 2,5 à 3,5) e o cabelo tem o pH em torno de 4,5 à 5,5. Isso quer dizer que substâncias ácidas fecham a cutícula do cabelo, fazendo bem ao fio.
Cabelos cortados durante a lua cheia crescem mais rápido?
Mito. A lua influência na maré e não no crescimento dos fios.
Pintar o cabelo frequentemente estraga os cabelos?
Verdade. Pintar os cabelos com frequência estraga os cabelos. Mas não só pintar, qualquer intervenção química se feita com uma frequência muita grande estraga o cabelo. O ideal é que se faça quando necessário e se evite o excesso.
Arrancar um fio de cabelo branco faz nascer mais deles?
Não. Se isso fosse verdade, teríamos resolvido o problema de calvície. Bastava atracar os cabelos brancos e eles se multiplicariam por toda a cabeça. A questão é que quando o primeiro cabelo branco nasce vão nascer outros em sequência, independente de arrancar ou não.
Usar bonés pode causar doenças no cabelo?
O boné causa doenças no couro cabeludo porque é capaz de fazer acumular sujeira, fungos naturais e suor. Essa mistura pode adoecer o couro cabeludo.
Os cabelos devem ter as pontas cortadas para ganhar força?
Mito. O fato de cortar os cabelos de tempos em tempos é pela formação de pontas duplas e/ou ressecamento delas. Cortar a cada três meses faz bem, mas não deixa os fios mais fortes, e sim com as pontas mais bonitas.
Raspar os fios faz os cabelos nascerem diferentes?
Outro mito. O problema é que, na vida, o cabelo passa naturalmente por mudanças hormonais e, geralmente, quando os homens raspam os cabelos na adolescência é exatamente quando se tem uma mudança hormonal gigantesca.