Dicas para usar secador e chapinha sem riscos para sua saúde

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 27/05/2015 às 16:01
escova-de-salao FOTO:

celpe

escova-de-salao

Ter os cabelos bonitos e bem arrumados nem sempre é uma tarefa fácil. Algumas mulheres, por exemplo, não abrem mãos dos fios lisos e, para isso, lançam mão do uso dos secadores e das chapinhas. A questão aqui é: se esses equipamentos não forem usados da forma adequada podem causar sérios riscos ao usuário como choques, acidentes com a rede elétrica e queimaduras.

Pra começo de conversa, esses equipamentos devem ser manuseados somente por adultos, ok? Testa, orelhas e mãos são os lugares mais comuns para ocorrências de queimaduras com a chapinha e secador. Isso porque, quando se está usando o equipamento em seu próprio cabelo, geralmente usamos o espelho e perdemos um pouco as noções de distância e profundidade. Para evitar acidentes é preciso usar a chapinha sempre na posição correta: a 90 graus do couro cabeludo. O secador nunca deve ser encostado às madeixas na hora de secá-las. Para tanto, deixe-o a uma distância de 10 a 20 centímetros delas.

chapinha-estraga-o-cabelo

Outra dica importante diz respeito ao local onde os aparelhos devem ser utilizados. O gestor da Celpe, Evandro Simões, explica que é muito importante que a pessoa esteja com a pele seca para evitar choques já que a água é um condutor de energia. “O banheiro pode ser utilizado sim, mas é essencial que seja numa área em que não haja contato com água como pias e chuveiro”, ensina. Usar calçado com solado de borracha também é primordial já que o material é um excelente isolante de corrente elétrica.

Também não se deve esquecer que a tomada em que a chapinha ou o secador serão plugados deve ser exclusiva para eles. “Utilizar um T em que há outros equipamentos ligados aumenta o risco de que haja sobrecarga de energia e, conseqüentemente, riscos de choques para o usuário”, afirma Simões. O consumo do secador e da chapinha é semelhante ao de um ferro elétrico, ou seja 900 Watts. Portanto, o aconselhável é utiliza-los com parcimônia.

Procure conservar seu equipamento elétrico observando, antes de usá-lo, se o chicote que liga o equipamento à tomada não está descascado, desencapado ou se soltando do equipamento. Neste caso, procure uma assistência técnica especializada para o reparo do mesmo.Ao final da utilização, espere que os aparelhos esfriem antes de guardar.

Últimas notícias