
O Rei do Blues, que faleceu na madrugada desta sexta-feira (15), influenciou gerações por onde passou, emocionou quem o escutou e marcou de vez a história de quem pôde dividir os palcos com ele. Privilégio esse concedido até ao presidentes do Estados Unidos, Barack Obama. Em 2012, o presidente recebeu convidados para um noite de blues em sua casa e recebeu o microfone de Mick Jagger para formar o dueto com B.B King.
A banda U2 também subiu ao palco com B.B. Durante o The Thelonious Monk Institute of Jazz em 2008, Bono dividiu os vocais com ele. O show aconteceu em Los Angeles, na Califonia.
B.B King e Bono Vox
O guitarrista, cantor e compositor Eric Clapton, gravou um CD com o Blues Boy. Intitulado Riding with The King, o disco foi lançado em 2000 e foi o álbum de maior vendagem de B.B King. até então. Grandes amigos, B.B não escondia a admiração que sentia pelo guitarrista. "Quando eu conheci Eric Clapton, ele não tinha nem 20 anos. É o maior guitarrista do rock e toca blues como ninguém. Foi uma boa experiência fazer esse disco, não seria nada mal repetir a dose", disse o Rei em entrevista à revista Rolling Stone em 2010.
Capa do disco Riding with the King
O dueto entre B.B e Stevie Ray Vaughan, um dos maiores músicos de blues da década de 80, também foi marcante. Stevie morreu precocemente aos 35 anos em um acidente de helicóptero em 1990. "Ele era como um filho para mim. Eu o amava como um filho", disse depois do acidente.
B.B e Stevie Ray Vaughan
Em setembro de 2000, Susan Tedeschi e Buddy Guy também tocaram com ele. Posteriormente, em 2010, Tedeschi teve a oportunidade de dividir o palco com B.B King novamente. Nesta ocasião, quem tocou ao lado do Rei também foram Ronnie Wood, Slash, Derek Trucks e Mick Hucknal.
B.B King e Roonie Wood em 2010
Slash passa seu clássico chapéu a B.B
B.B. King com Derek Trucks, Slash Ronnie Wood, Mick Hucknall e Susan Tedeschi
Em 2008, durante a premiação do Grammy, Let the Good Times Roll foi entoada por B.B King e John Mayer. Eles também tinham se apresentado juntos no ano de 2006.
O multi-instrumentista e compositor mexicano Santana, tocou com ele no Festival de Jazz de Montreux, em 2011.
B.B King e Santana