Conheça a famosa baunilha de Madagascar

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 16/03/2015 às 13:00
Saiba quais os encantos da baunilha de Madagascar
Saiba quais os encantos da baunilha de Madagascar

Na polêmica gastronômica gerada na semana passada em torno Torta Diva, o ingrediente mais comentado foi a tal da baunilha de Madagascar. Você sabe o que exatamente ela tem de diferente? E por que ela é tão valorizada? Fomos atrás dessa história e contamos para você:

A baunilha é uma especiaria obtida da orquídea do gênero vanilla e um dos ingredientes mais encantadores do ramo da gastronomia. E também um dos mais caros: entre as especiarias, ela só perde para o açafrão e o cardamomo. Em sites de vendas online, 50g da fava desta baunilha chegam a custar R$ 90. Ela é produzida em cinco principais lugares, como Madagascar, Indonésia, México, índia e Taiti, além de possuir vários derivados. Por fornecer cerca de 60% de toda a baunilha consumida no mundo, Madagascar é quem determina seu preço de mercado.

A baunilha especificamente produzida em Madagascar tem sabor rico e equilibrado com um aroma bastante forte. É ideal para fazer extratos, podendo ser combinada em preparações frias e quentes. O sorvete mais caro do mundo, por exemplo, leva o precioso ingrediente. Uma bola dessa raridade custa cerca de R$ 2.360 e possui na receita, além da baunilha, açafrão do Irã e trufas negras da Itália. A sobremesa Black Diamond pode ser encontrada em Dubai.

Black Diamond Black Diamond

A diferença entre a baunilha comum e a de Madagascar é que a primeira é sintética, produzida com aroma artificial de baunilha, enquanto a outra é natural ou encontrada em forma de extrato. Mas a diferença não para por aí. A de Madagascar é muito apreciada pelo seu aroma, com buquês únicos que são Inclusive usados também na aromaterapia e cosmetologia. No entanto, para o grande público, o sabor das duas é bastante parecido. Um chef, sim, saberá a diferença entre as duas assim que provar, podendo agregar valor ao prato.

Encontrar esse tipo de baunilha não é fácil. No Recife, as poucas delicatessens que disponibilizam esse produto estão com ele em falta nas suas prateleiras. Para quem tiver acesso ao ingrediente, separamos algumas receitinhas de dar água na boca:

1

Bolo de caramelo com baunilha de Madagascar

5 ovos

280g de açúcar

1 maçã média (de qualquer qualidade)

1 iogurte natural

1 copo (do iogurte) de óleo vegetal

3 colheres de sopa de caramelo líquido

½ vagem de baunilha

170g de farinha

1 colher de chá de fermento em pó

Açúcar em pó para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma redonda com margarina e polvilhe com farinha. Reserve-a. Comece por bater os ovos com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Em seguida, junte a maçã descascada e picadinha, o iogurte, o óleo, o caramelo líquido e o interior da vagem de baunilha raspado com a ponta de uma faca. Por fim, junte a farinha e o fermento em pó e envolva até que a farinha desapareça na massa. Coloque a massa na forma e leve ao forno por cerca de 40-45 minutos. Verifique a cozedura com um palito. Retire do forno, aguarde de 4 a 5 minutos e desenforme. Depois de frio, polvilhe com açúcar em pó.

 Compota-de-maçã3

Compota de maçã e damasco seco aromatizada com baunilha de Madagascar

3 grandes maçãs

1 fava de baunilha

20 damascos secos (base de 200gr)

Mais ou menos 1 xícara de açúcar (usei 3 colheres de sopa de açúcar Demerara)

1 xícara de cafezinho de água

Lave, descasque as maçãs e corte-as em 4. Retire os caroços e corte-as de novo em mais 4 pedaços. Coloque-os numa panela. Em seguida, ponha na panela também os damascos, depois corte ao meio a fava de baunilha, raspe dentro de cada metade e coloque na panela, assim como a fava raspada. Acrescente a água, o açúcar e leve ao fogo baixo por 5 a 7 minutos com a panela tampada. Depois disso, destampe a panela e aumente o fogo para médio até que as frutas fiquem carameladas. Mais 7 a 10 minutos. Sirva quente com uma generosa bola de sorvete de creme.

Últimas notícias