
As teorias foram muitas, teve quem disse que as cores variavam de acordo com a emoção da pessoa no momento, teve também quem afirmasse que era o formato da córnea e também aqueles que simplesmente deixaram as explicações de lado e curtiram a brincadeira. Mas a curiosidade em saber qual a cor real do vestido e por qual motivo as pessoas estavam vendo diferente contaminou a todos, até o Social1.
O que diz a ciência
Os seres humanos evoluíram para ver a luz solar, então seus cérebros se acostumam com a mudança de luz durante o dia e levam em consideração a mudança de cores nesse período. Com isso, o cérebro tenta "descontar" o efeito da luz do sol para chegar a uma cor "verdadeira".
As que veem branco e dourado: Algumas pessoas veem azul no vestido, mas seu cérebro atribui a cor azulada à uma fonte de luz, em vez de ao próprio vestido. Então, as cores vistas são branco no lugar do azul e dourado no lugar do preto.
As que veem azul e preto: Sim, a resposta certa é essa! Essas pessoas estão vendo a cor verdadeira do vestido. O cérebro atribui a cor azulada ao próprio vestido.
Este fenômeno existe há milhares de anos e muitos aspectos estão envolvidos nesse processo, como a claridade, posicionamento e distância.
Como surgiu esse debate
Uma escocesa de 21 anos chamada Caitlin McNeill toca numa banda e, na semana passada, tocou em um casamento onde a mãe da noiva estava usando o vestido da foto. Ela contou que as dúvidas começaram a aparecer quando um pouco antes da festa, a mãe da noiva compartilhou qual foto iria usar na cerimônia. Os noivos não chegaram a um acordo sobre quais cores tinha no vestido e resolveram divulgar na internet, gerando toda essa polêmica e divertimento.