
Quem não viveu nos anos 1980 talvez nem saiba o que é uma polaina. A leg warmer, termo em inglês, é uma peça, normalmente de lã e tubular, que veste os tornozelos e cobre o peito do pé. Fácil lembrar quando nos remetemos ao filme Flashdance ou à novela Dancing Days, grandes sucessos da época. A moda voltou com tudo este ano. Andréa Albuquerque, empresária à frente da marca de moda fitness Pratacasa, revisita a tendência e dá dicas de como usá-la tanto nas ruas quanto nas academias. Olhá só.
Polaina. Foto: reprodução internet
Para malhar
Se engana quem pensa que usar polainas na hora de praticar exercícios só serve para deixar o look mais fashion. "Quem malha sabe a importância dessas meias. Na academia, ela evita contato direto com caneleiras e não fazem elas deslizarem pela perna na hora do exercício e aparelhos que pegam a região", explica Andréa.
Para sair às ruas
As polainas se adequam bem à moda urbana e podem ser combinadas com diferentes estilos, num clima mais frio. Para maior sofisticação, a dica é usar a peça da mesma cor do calçado e da calça. "Se o conjunto estiver todo da mesma cor, o visual fica mais sofisticado. Claro que a polaina dá um ar de modernidade, mas usar tudo da mesma cor deixa o look mais leve", aponta ela. Na década de 1980, as polainas de lurex eram usadas com as famosas plataformas. Hoje, as de lã casam com scarpins e peep toes.
Polaina com a mesma cor do calçado. Foto: reprodução internet
Polaina com salto. Foto: reprodução internet
Para mais descontração, a aposta são nos modelos com cores diferentes do calçado e da calça. "Quanto mais colorido um look, mais descontraído e despojado ele vai ser. Valem as polainas de cores mais vibrantes e aspolainas com estampas étnicas, que também estão em alta. Vale lembrar que os garotos também podem aderir à tendência", destaca.
Polaina de cor diferente do calçado. Foto: reprodução internet