
Assim como há diversos modelos de roupas, cada um com detalhes que servem para realçar diferentes tipos de corpo em diferentes ocasiões, escolher a taça certa pode fazer toda a diferença na hora de recepcionar. O formato da borda, a espessura e o material utilizado influenciam, sim, no gosto do drinque e, para fazer bonito e impressionar os convidados, é aconselhável que o anfitrião saiba qual a taça certa para cada tipo de bebida. Para ajudar nesta missão, as empresárias Ana Maria Pimenta, Cecília Pinto Coelho e Melina Amorim, da CasaTua Presentes, reuniram algumas dicas para acabar com as dúvidas sobre o assunto. Confira!
Vinho
Existem dois tipos de taças para vinho tinto. Tanto as do modelo Bordeaux quanto as Borgonha, que receberam este nome em virtude das regiões francesas que ficaram famosas pela produção da bebida. A primeira tem como principal função abrigar os vinhos mais encorpados. Seu bojo é grande e a borda é um pouco mais fechada para evitar que o aroma disperse. Já a segunda tem um bojo maior do que as Bordeaux. Esse tamanho serve para que haja mais contato com o ar.
Já o vinho branco é uma bebida que pode ser consumida gelada, por isso o tipo de taça ideal é com modelo menor, para que o líquido não esquente rapidamente. A mesma também serve para degustar um vinho rosé.
Champanhe
Para beber um bom champanhe, é preciso servi-lo sempre em uma taça alta e fina. O formato da taça para champanhe é ideal para manter a efervescência da bebida por mais tempo e conservar o seu sabor.
Licor
O licor é uma bebida bem doce que geralmente é servida logo após as refeições devido a sua ação digestiva. A taça para licor deve ter porte médio, assim a bebida é consumida em pequenos goles.
Conhaque
Para servir o conhaque, é preciso evitar que as mãos esquentem a bebida e ela perca seu aroma. Por isso, a taça para conhaque ideal deve apresentar um formato tipo baloon e com o pé (base) curto.
Drinques e Martini
Copos esguios têm as medidas certas para se desfrutar dos long drinks, pois a haste comprida protege a mistura de bebida do calor das mãos. Os mais usados tem um formato de copo triangular pequeno (estreito no fundo e aberto no bocal) e com o pé (base) alto.
Cerveja
A cerveja é uma das bebidas mais plurais quando falamos em copos. Tudo depende de sua textura, sabor ou ingrediente. Esta taça, de corpo alongado, é uma boa opção para vários tipos, pois preserva a espuma por mais tempo. As tulipas também são bem indicadas.
Uísque
O old fashioned é o copo mais tradicional para uísque. Sua versatilidade permite que sejam servidas caipirinhas e outros drinks e precisa ser largo o suficiente para acomodar várias pedras de gelo.