
Inacreditável, intocada, inexplorada - foi assim que a National Geographic Traveler descreveu a ilha que ganhou o título de melhor destino insular do mundo: as Ilhas Faroé, ao norte do Oceano Atlântico. Tudo aconteceu no ano passado, quando 522 peritos especialistas em turismo sustentável foram convidados para selecionar 111 ilhas diferentes ao redor do planeta, atribuindo-lhes notas e fazendo comentários sobre a paisagem. O Social1 mostra os 10 primeiros lugares e suas classificações. Que tal um cenário exótico e pouco explorado pelo homem para a sua próxima viagem? Olha só as fotos:
10º: Córsega, França (75 pontos)
"Uma mistura fantástica de montanhas, praias e forte identidade cultural" Os corsos de mentalidade independente mantem protegida do turismo de massa uma das últimas ilhas do Mediterrâneo. "Ainda é uma jóia, mas não em agosto (temporada de alta estação)".
10º: Cape Breton, Canadá (75 pontos)
Com heranças célticas e uma vista deslumbrante da costa, a ilha Cape Breton, na província de Nova Escócia, é considerada "top de linha", entre os canadenses e tem sua natureza e cultura altamente preservadas.
9º: Ilhas Malvinas, Reino Unido (76 pontos)
Apesar de preservar a cultura britânica, o lugar é selvagem e isolado, ao sul do Oceano Atlântico. O território já foi motivo de conflitos armados entre a Inglaterra e Argentina.
9º: Hidra, Grécia (76 pontos)
Uma minúscula ilha, no mar Egeu, onde nem carros são permitidos. Marcante pela autêntica culinária grega e pela arquitetura local.
9º: Bornholm, Dinamarca (76 pontos)
É uma ilha dinamarquesa localizada no mar Báltico. Um lugar caseiro e simples, mas no verão fica lotado de turistas do País, principalmente pelas suas quatro igrejas redondas, grande atração do lugar.
9º: Ilha Fraser, Austrália (76 pontos)
Situa-se no estado de Queensland, uma combinação perfeita entre dunas de areia e floresta tropical. É a maior ilha de areia do mundo, Patrimônio Mundial da Humanidade.
9º: Bora Bora, Polinésia Francesa (76 pontos)
O lugar situado no Oceano Pacífico é bastante turístico, mas destaca-se por, mesmo assim, conseguir preservar sua cultura e beleza natural.
9º: Tasmânia, Austrália (76 pontos)
A 240 km do sudeste australiano, seu ambiente rústico e possui diversas atrações históricas (por exemplo, a ponte de Richmond).
8º: Granadinas, Caribe (77 pontos)
Considera uma beleza quase intocada, apesar de abrigar grande prática de iatismo, o que polui as águas do litoral. "Uma das maiores esperanças de sustentabilidade do Caribe".
8º: Dominica, Caribe (77 pontos)
Com preservação de elementos naturais e culturais.
7º: Texel, Holanda (78 pontos)
Destino agradável e discreto para os ciclistas. Muito visitado durante os feriados holandeses.
7º: Ilhas de Aran, Irlanda (78 pontos)
O trio de ilhas localizadas na Costa Oeste irlandesa que exala tradição gaélica. O cenário e a cultura milenares preservados ao Norte do país.
6º: Molokai, Havaí (79 pontos)
"Parece o velho Havaí", uma região que não foi explorada pelos grandes resorts e hotéis. Tem a costa acidentada e a beira-mar intocada.
5º: Islândia (80 pontos)
"Cultura única e elevada consciência ambiental, mas as novas fundições e projetos de hidrelétricas podem afetar a atratividade do local".
5º: Mackinac Islands, Estados Unidos (80 pontos)
Nenhum carro é permitido desde 1898. Não há arranha-ceus ou grandes sinais de desenvolvimento. Ilha icônica no Lago Huron.
5º: Ilha Kangaroo, Austrália (80 pontos)
Localizada ao Sul australiano, é uma fusão entre agricultura, deserto e turismo. Alta qualidade ambiental e envolvimento local. É o habitat de suínos selvagens, cabras e coalas.
4º: Ilha de Skye, Escócia (81 pontos)
A maior ilha do arquipélago de Hébridas, na Escócia. Possui uma paisagem selvagem e alta preservação de elementos culturais antigos.
3º: Chiloé, Chile (82 pontos)
Uma paisagem rural e imaculada, reforçada por florestas, dezenas de cidades históricas e igrejas de madeira 16 igrejas da ilha estão na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.
3º: Shetland, Escócia (82 pontos)
Mantem tradições vikings e mostra a elevada integridade em todos os aspectos do patrimônio e da ecologia, apesar do desenvolvimento do petróleo do Mar do Norte. A população controla bastante o planejamento e o nível de exploração do lugar.
3º: Lofoten, Noruega (82 pontos)
Nessas ilhas de altas latitudes, há vários museus e galerias de artes, a comunidade é acolhedora e preserva o ambiente.
2º: Açores (84 pontos)
Localizado, no meio do Atlântico Norte, o arquipélago é temperado por montanhas vulcânicas verdes e pitorescas cidades antigas, ricas em passeios, artesanato e culinária, além de um variado ecossistema e uma forte cultura portuguesa. Os moradores locais são muito sofisticados, mas um desenvolvimento inadequado está começando a aparecer.
1º: Ilhas Faroé, Dinamarca (87 pontos)
Ilhas intocadas, amáveis paisagens para o viajante. Local remoto e, portanto, a salvo de superlotação. O arquipélago autônomo localizado no meio do Oceano Atlântico Norte, entre a Islândia e a Escócia, ganha notas altas dos painelistas para a preservação da natureza, arquitetura histórica e orgulho local. Cachoeiras espetaculares e lindos portos. Simplesmente o melhor destino de ilha do mundo.