
O chef português Rui Paula, famosérrimo além-mar por conta do DOP e DOC, se instalou no RioMar a convite do empresário João Carlos Paes Mendonça, que tem a “Quinta Maria Isabel”, vizinha ao restaurante dele o DOC no Douro. Nesta segunda, o portuga apresentou seu menu especial recifense aos jornalistas da cidade, numa tarde bem animada. A abertura oficial é só amanhã. Neste avant-première da primeira incursão fora do Velho Continente, ele fez questão de mostrar pratos presentes no cardápio da forma que será vendida. Estavam presentes na degustação: João Alberto, Cecília Ramos, Fernando Machado, Laurindo Ferreira, Beatriz Ivo, Flávia de Gusmão, Marcelo Pereira, Daniela Gusmão, Dioguinho Carvalho, Vanessa Lins, Marcelo Katsuki, entre outros.
Carpaccio de polvo com suco de azeitona vitrificado e azeitonas explosivas
O menu traz coisas interessantes que mesclam a culinária dos dois países. O carpaccio de polvo com romã e salada de parmesão molha sua "loucura" pela perfeição. Nesta prato, Rui Paula traz elementos da cozinha molecular. "Mas só nos apontamentos [detalhes]. As pessoas querem comer", explica sobre o azeite esferificado e a azeitona explosiva. Um diferencial será as "cortesias". "Gostaria de deixar registrado que os amouse bouche [aperitivo] e a pré-sobremesa serão oferecimento da casa", avisa. O projeto do restaurante tem assinatura da dupla Turíbio e Zezinho Santos, que aproveitou a iluminação natural do shopping, mas não esqueceu o conforto e acessibilidade.
Gustavo Belarmino e Marcelo Katuski foram prestigiar
Morando no Pina há alguns dias e sem tempo de aproveitar os encantos de BV, Rui confessou ser um apaixonado de queijo coalho e um já amante da cartola pernambucana. Só teve tempo de conhecer Porto de Galinhas no domingo e para compor o seu estafe trouxe 11 pessoas para gerir o seu espaço. Quando for embora, no dia 18, o sou-chef Gonzalo Pinto vai mandar ver na perfeita cozinha.
Sobre o menu, você lerá amanhã no nosso Menu do Dia by Gustavo Belarmino.