Tintas Coral: uma história colorida e marcante em Pernambuco
A marca de tintas decorativas da AkzoNobel, Tintas Coral, foi a mais citada do seu segmento pelos pernambucanos no JC Recall de Marcas 2025

Na categoria 'Tintas', a Tintas Coral recebe mais uma vez o reconhecimento do JC Recall de Marcas, que em 2025 chega a sua 27ª edição.
A marca, que une a inspiração das cores com produtos inovadores e sustentáveis, se consolidou mais uma vez no mercado ao longo de mais de 55 anos no cenário pernambucano.
''É sempre uma honra para nós e mostra o reconhecimento dos pernambucanos. Além de termos uma fábrica em Recife, mantemos uma relação bem próxima com a população local, seja apoiando ações sociais por meio do nosso Movimento Tudo De Cor, com o Mais Vida nos Morros, seja em iniciativas como patrocinar e levar cor à escultura do Galo da Madrugada. A Coral também patrocina a CASACOR local, sendo ainda a tinta oficial dessa que é a maior mostra de arquitetura, design e paisagismo das Américas.
Ainda, em meados de junho, devemos inaugurar nosso Centro de Treinamento no site de Recife. Estamos preparando um momento muito especial para o nosso principal público que são os pintores, balconistas e nossos colaboradores. O espaço foi todo pensado para receber os profissionais com toda a infraestrutura, visando oferecer formação e capacitação'', disse Guilherme Ruschel, presidente da AkzoNobel Brasil e diretor Geral da AkzoNobel para Tintas Decorativas Brasil.
Foi no Recife que a Coral se estabeleceu pela primeira vez no Nordeste, em janeiro de 1968. De lá para cá, foram muitas conquistas e diversos produtos à serviço dos consumidores, que se destacam pela qualidade mesmo após tantos anos. Atualmente, a Coral pertence à multinacional AkzoNobel, presente em mais de 150 países.
No Brasil, existem 5 unidades fabris e duas delas são destinadas à fabricação de produtos da Coral: uma em Mauá, São Paulo, e a outra no Recife, em Pernambuco.
Compromisso e sustentabilidade
Para além da sua presença no Estado com a fábrica, Coral está à frente de iniciativas importantes para a sociedade: seja patrocinando eventos importantes como o Galo da Madrugada ou marcando presença como tinta oficial da CasaCor - o maior evento de arquitetura, design e paisagismo das Américas.
''A cor está no DNA da marca e nosso intuito, ao longo dessa longa jornada, é oferecer produtos inovadores e sustentáveis, assim como inspirar as pessoas. Sabemos o poder das cores na decoração e não perdemos oportunidade de mostrar o quanto ela muda a energia e traz personalidade aos ambientes. Com isso, seguimos como parceiros da CASACOR e, no segundo semestre, estaremos na edição de Recife.
Recentemente, na Haus Decor Show 2025, fizemos o pré-lançamento ao mercado de uma seleção exclusiva de cores inspiradas em algumas das princesas Disney. Criada para inspirar arquitetos, designers, e consumidores de todas as idades, traz paletas desenvolvidas a partir da identidade visual de nove princesas Disney: Branca de Neve, Cinderela, Mulan, Ariel, Bela, Jasmine, Tiana, Rapunzel e Moana. A partir de julho, a marca promoverá uma ampla campanha de comunicação em suas lojas divulgando não somente as cores, mas quartos infantis e ambientes inspiradores. São nove paletas com 45 cores'', informou Guilherme.
Ao longo dos anos de história, a Coral foi incorporando ainda mais questões relacionadas à sustentabilidade tanto na produção quanto em seus produtos.
Prova disso são seus fatores principais que unem soluções criativas e uma tecnologia inovadora. São eles:
- Menos energia e carbono;
- Menos desperdício;
- Práticas para reduzir, reutilizar e renovar;
- Saúde e bem-estar como prioridades;
- Maior durabilidade.
O resultado são produtos reconhecidos pela qualidade pelo público pernambucano, mas que também são constituídos a partir da Tecnologia Balance, ou seja, à base de água.
''Em parceria com a POP Trade, a AkzoNobel conquistou o bicampeonato no Prêmio POPAI na categoria Inovação e Inteligência. O reconhecimento veio com a implementação do projeto View, uma solução inédita no segmento de tintas que utiliza reconhecimento por imagem e IA para coleta e análise de dados em pontos de venda (PDVs). O projeto não apenas aumentou a eficiência operacional, como também elevou a qualidade dos dados coletados, permitindo decisões estratégicas rápidas e assertivas. Além disso, fortaleceu a relação com o varejo e otimizou o tempo da equipe no campo. Os resultados são expressivos:
- Redução de 85% no tempo de coleta, passando de 50 minutos para apenas 6 minutos por loja;
- 10,4% de aumento na eficiência da coleta de dados;
- Expansão de mais de 10% no número de PDVs atendidos;
- Coleta ampliada de 13 categorias para 214 SKUs semanais, com um aumento de granularidade superior a 1000%;
Com o uso de algoritmos avançados, a tecnologia permite que promotores realizem coletas complexas em minutos, com 95% de precisão. Os dados capturados – agora detalhados até o nível de SKU – são processados instantaneamente, garantindo insights estratégicos em dashboards em tempo real''.
Números em destaque
A Coral foi a primeira fábrica de tintas a ser inaugurada no Nordeste, em 24 de janeiro de 1968 em Recife. Sendo assim, seu reconhecimento por qualidade e eficiência é testado e aprovado por seus clientes.
''A primeira fábrica de tintas do Nordeste, inaugurada em 24 de janeiro de 1968 em Recife, foi a Coral, hoje pertencente à multinacional holandesa AkzoNobel, que, desde 2008, trabalha para oferecer ao mercado brasileiro uma marca que seja sinônimo de qualidade, inovação e sustentabilidade, com amplo portfólio para atender às mais diversas demandas do consumidor. Fazem parte do portfólio da Tintas Coral as linhas Decora, Renova, Coralar e Proteção Sol & Chuva. Recentemente, lançamos a Coral Master, a Tinta do Pintor Profissional, que possui uma pegada de carbono 34% menor e é focada nos atributos considerados importantes para uma tinta de acordo com os pintores profissionais, sem deixar de lado as necessidades também do consumidor final. E nossa linha mais nova é a Coral Mactra, um portfólio completo com soluções impermeabilizantes'', completou Guilherme Ruschel.